O Google acaba de lançar uma nova tecnologia, denominada Accelerated Mobile Pages (AMP), cujo objetivo é melhorar dramaticamente o desempenho da Internet móvel.
Esta iniciativa em código aberto surge após conversações com os parceiros da Digital News Initiative (DNI), onde se encontram alguns principais editores de media europeus, e com “publishers” e empresas de tecnologias de todo o mundo.
Segundo o Google, sempre que uma página de Internet demora imenso tempo a carregar, os "publishers" perdem um leitor e a oportunidade de obterem alguma receita através da publicidade ou de subscrições. É por isso que os anunciantes nestes sites têm dificuldades em captar a atenção dos consumidores para os seus anúncios quando as páginas carregam tão lentamente que as pessoas acabam por abandoná-los totalmente. “Queremos que as páginas de Internet com conteúdo rico como vídeo, animações e gráficos funcionem com anúncios inteligentes e carreguem instantaneamente. Queremos que o mesmo código funcione em múltiplas plataformas e equipamentos, de modo a que o conteúdo possa aparecer em qualquer local e num instante, independentemente do tipo de telefone, tablet ou dispositivo que se estiver a utilizar”, refere David Besbris, vice-presidente de Engenharia da Google.
O projeto baseia-se no código HTML AMP, um novo código aberto desenvolvido a partir de tecnologias de Internet existentes e que permite aos sites criarem páginas mais leves. Mais de 30 "publishers" de todo o mundo participam neste projeto, revela o Google. Twitter, Pinterest, WordPress.com, Chartbeat, Parse.ly e LinkedIn estão entre o primeiro grupo de parceiros tecnológicos que planeiam integrar páginas HTML AMP.