A norte-americana NeuroSky anunciou um conjunto de videojogos que podem ser manipulados directamente por ondas cerebrais, disponível até ao final do ano.
Segundo noticia o Diário Digital, a tecnologia foi apresentada na Conferência de Criadores de Videojogos, em São Francisco, por um homem, envergando a roupa de Darth Vader na “Guerra das Estrelas”, que ligou e desligou o seu sabre de luz sem tocar em nenhum botão.
Greg Hyver, porta-voz da NeuroSky, avança que os sensores medem o humor das pessoas através da leitura das suas ondas cerebrais, convertendo-o em acções realizadas durante o jogo através de um software. Os objectos no ecrã podem ser movidos se o utilizador se focar atentamente neles.
O mesmo responsável afiança que a tecnologia já existe há algum tempo, mas o proble prendia-se com os custos, adiantando que o controlo através das ondas cerebrais também pode ser aplicado em brinquedos ou para que os leitores de MP3 sintonizem automaticamente as músicas, segundo o ânimo do utilizador.