Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Cactus RF60, três componentes num só equipamento
2015-01-21

O Cactus RF60 é um flash universal sem fios com um transceiver integrado capaz de receber sinais de disparo sem fios a partir de um emissor de flash e disparar em conformidade sem que seja necessário ligar qualquer recetor externo. Usado em conjunto com o transceiver externo Cactus V6, é possível ajustar remotamente quer a potência do flash, quer o zoom da cabeça do RF60.

Uma vez que possui um transceiver integrado, qualquer unidade de flash RF60 é capaz de servir como um controlador de outros RF60s: colocando um RF60 na sapata da câmara, é possível controlar sem fios um ou vários outros RF60 sem necessidade de qualquer disparador de flash sem fios adicional.

Compatível com quaisquer marcas de câmaras e flashes e com um preço sugerido de 99 euros, o Cactus RF60 está já disponível em Portugal numa distribuição exclusiva da Robisa.

O Cactus RF60 é um flash portátil com possibilidade de operação sem fios na banda de frequência dos 2,4 GHz e que integra um transceiver de 16 canais. O Cactus RF16 é capaz de operar em três modos: “Local” (para funcionamento na câmara), “Master” e “Slave”, estes dois últimos para operação fora da câmara. De forma a comportar-se como uma unidade de comando, o RF60 opera em modo “Master” e, dessa forma, é capaz de disparar um número ilimitado de RF60s em modo “Slave”. A distância máxima efetiva entre um RF60 Master e os RF60 Slave é de 100 metros.

Os níveis de potência do RF60 em modo Slave podem ser ajustados entre 1/128 até 1/1 (potência total) em passos de 0,3 EV. O nível de zoom da cabeça pode também ser controlado livremente em toda a gama focal suportada, de 24 a 105 milímetris. Com o controlo remoto do nível de potência e da gama de zoom, é possível colocar unidades RF6 adicionais em locais de difícil acesso e comandar os seus parâmetros à distância e sem fios.

Numa instalação típica, a capacidade de ajuste, ativação e desativação de grupos de luz é vital na criação do efeito final pretendido. O RF60 pode ser configurado com até quatro grupos de flashes distintos. Neste cenário, é possível ajustar cada grupo individualmente ou todos ao mesmo tempo, para alterações rápidas. De forma a simplificar a experiência, é possível dar a cada grupo nomes predefinidos: KEY, FILL, SPOT, RIM, HAIR, LEFT, RIGHT, BACK e FRONT, o que é bastante mais prático do que termos de nos lembrar da posição de grupos chamados simplesmente A, B, C e D, como é comum em soluções de outras marcas.

Conjugando estes quatro grupos com o transceiver de 16 canais, o Cactus RF60 pode gerir desta forma um máximo de 64 combinações entre grupos de flashes.

O RF60 possui um sensor ótico integrado que é capaz de receber e interpretar sinais de pré-flash emitidos mais cedo do que o sincronismo de flash. Ao introduzir os parâmetros do disparador de pré-flash e os valores do temporizador de atraso, é possível definir o momento exato em que o flash inicia o disparo. Esta funcionalidade permite ao RF60 não apenas o sincronismo à primeira e segunda cortina mas também a possibilidade de disparar a qualquer ponto da imagem.

O modo “HSS [High Speed Sync] Sympathy” do RF60 foi concebido para suportar fotografia com flash a velocidades de obturação muito acima da velocidade máxima de sincronismo da câmara. Com a ajuda de um flash TTL montado na câmara, o RF60 é capaz de realizar disparos de flash com uma duração maior, de forma a produzir uma iluminação mais completa do motivo, mesmo com velocidades de obturação até 1/8000.

O RF60 tem um potente número-guia de 56. A lente “Fresnel” foi especialmente concebida de forma a permitir a melhor passagem da luz possível.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos