Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

2014: mau ano para a electrónica de consumo
2014-01-09

Menos 1% a nível mundial e menos 6% na Europa Ocidental. São estas as previsões para o mercado em valor da electrónica de consumo, avançadas no Consumer Electronics Show (CES) 2014, que se realizou esta semana em Las Vegas, nos Estados Unidos da América.

As perspectivas para 2014 são, assim, claramente contrastantes com o crescimento de 3%, para 1,07 mil milhões de dólares, de 2013 e ainda mais face aos 10% de 2010 e 13% de 2011. O mercado da electrónica de consumo terá o mesmo desempenho de 2012, quando também caiu 1% a nível mundial, de acordo com os dados oficiais da Consumer Electronics Association e confirmados pela GfK.

As notícias são ainda piores para o mercado europeu, com os 6% de quebra esperados para o actual exercício a sucederem-se a uma perda de 3% no ano passado. Os preços médios dos equipamentos continuam a baixar, pelo que só o tamanho maior e o aumento das prestações evitará que se caia num contexto “low cost” generalizado.

O mercado da electrónica de consumo está a mudar e um dado revelador disto mesmo é o facto de se esperar que os smartphones e tablets venham a representar, este ano, cerca de 43% do gasto total com estes produtos, bem acima dos 28% de 2010. Contudo, as vendas destes equipamentos irão crescer a um ritmo mais lento e a um preço muito mais baixo.

O televisor também irá crescer, cerca de 2% ou 3%, graças aos ecrãs de maior dimensão e ao impulso dado pelo Ultra HD (UHD) ou 4K. Para 2014, prevê-se a venda de 8,7 milhões de televisores UHD, um valor muito positivo mas que dificilmente compensará a queda global desta categoria.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos