Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

IDC prevê uma queda de 7,7% no mercado de PC's para o 1.º semestre
2013-03-22

As vendas mundiais de PC atingiram os 89,8 milhões de unidades no quarto trimestre de 2012, 6,4 por cento abaixo do obtido no período homólogo do ano anterior e muito além das previsões iniciais de uma descida de 4,4 por cento, segundo o Tracker Worldwide Quaterly PC da IDC.

Apesar do trimestre marcar o início de uma nova etapa na indústria com o lançamento do Windows 8, o seu impacto não alterou em demasia a procura, cada vez mais lenta. Este mercado está cada vez mais em segundo plano, na concorrência com "tablets" e "smartphones".

Tudo indicava que, com os resultados dos últimos meses do ano, a queda no mercado de PC's se esbateria em 2013, mas este ano começou muito negativo. Até no mercado chinês as vendas de PC's cresceram menos que o esperado no primeiro trimestre. Representando 21 por cento da procura global, o mercado chinês está a ter um impacto negativo nos resultados mundiais, tendo levado a IDC a baixar as previsões de vendas trimestrais e a antecipar uma queda de 7,7 por cento, em vez dos dois por cento previstos há algumas semanas.

"Os nossos dados de Fevereiro apontam uma queda de dois dígitos no primeiro trimestre e uma queda média de um dígito no segundo, antes de uma possível recuperação na segunda metade do ano. Mesmo que o segundo semestre seja positivo, será necessário o lançamento de novos designs de PC's e a preços mais competitivos para poder rivalizar com os "tablets" e outros produtos", assinala Loren Loverde, vice-presidente da área de análise de PC's na IDC.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos