A nova marca HERE vem estender os serviços de localização e mapas da Nokia a diversos dispositivos e sistemas operativos móveis.
“As pessoas procuram mapas espectaculares e com o HERE iremos integrar todos os serviços de localização da Nokia, de uma forma que permitirá melhorar substancialmente o modo como os utilizadores exploram, descobrem e partilham o seu mundo”, explicou Stephen Elop, presidente e CEO da Nokia, no lançamento da marca que decorreu esta terça-feira, dia 13 de Novembro. “Além disso, com o HERE podemos estender o nosso conhecimento especializado e a nossa experiência de 20 anos na área da localização a novos dispositivos e sistemas operativos, inclusivamente para lá do universo Nokia. Consequentemente, mais pessoas irão tirar partido do nosso aclamado serviço de localização e mapas”.
Com o objectivo de expandir, ainda mais, os seus serviços de localização, a Nokia vai lançar, sob a marca HERE, uma aplicação de mapas para a plataforma iOS. Baseada em HTML5, incluirá funcionalidades offline, navegação pedestre guiada por voz e indicações sobre transportes públicos. Esta aplicação estará disponível para download gratuito na App Store da Apple dentro das próximas semanas.
Entretanto, a Nokia anunciou uma parceria estratégica com a Mozilla, com o intuito de disponibilizar experiências de localização através do Firefox OS. Desta forma, será lançada, no decurso do próximo ano, uma versão Web móvel dos mapas HERE para os utilizadores do Firefox OS. “A Mozilla é uma empresa líder na tecnologia HTML5, que utiliza a Web como plataforma para o desenvolvimento de aplicações apelativas, sendo que a localização é uma componente importante dessa plataforma”, afirmou Jay Sullivan, vice-presidente da área de Produtos da Mozilla. “Estamos muito entusiasmados por colaborar com a Nokia, pois a combinação do Firefox OS com a plataforma de localização HERE proporcionará novas e enriquecedoras ferramentas aos 'developers' de aplicações móveis, que poderão, por seu turno, disponibilizar experiências fantásticas aos utilizadores”.