Smartphones puxam pelas telecomunicações, TIC e equipamento de escritório com quebras continuadas
As telecomunicações tiveram uma performance positiva no último trimestre (+5,4%), essencialmente apoiadas na boa performance dos smartphones, revelam os dados do índice TEMAX da GfK Portugal.
O forte crescimento deste segmento acompanha a evolução de outros produtos como os tablets, invertendo uma tendência de procura de telemóveis cada vez mais pequenos para uma procura de smartphones com ecrãs cada vez maiores.
Por sua vez, o mercado das tecnologias de informação registou uma quebra de 24,5 por cento para 90 milhões de euros. Ao contrário dos outros sectores, que conseguiram melhorar as tendências, manteve-se muito negativo, reflectindo a quebra na procura quer do mercado do consumo residencial, quer do profissional, mas também uma menor procura de produtos ligados ao entretenimento, como as consolas de jogos.
Já os produtos de equipamento de escritório continuam a ser dos mais negativos e o segundo trimestre apresenta uma quebra na facturação de 17,6 por cento e um volume de vendas de 27 milhões de euros. Ligeiramente menos negativo do que o sector de IT, ainda assim é na área de impressão que se regista maior quebra.