Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Novos receptores A/V Denon são dos primeiros a oferecer vídeo ultra-HD 4K
2012-07-24

A Infinite Connections apresenta a gama de receptores A/V da Denon para 2012, que consiste em cinco modelos, três dos quais oferecem pela primeira vez a capacidade de processamento de vídeo de ultra alta-resolução 4K, quatro vezes mais resolução do que o Full HD (1.920x1.080).

Os novos modelos Denon disponíveis desde já em Portugal são os AVR-1513 (389 euros), AVR-1713 (579 euros), AVR-2113 (699 euros ), AVR-2313 (999 euros) e AVR-3313 (1.399 euros). Os três últimos modelos são os que possuem suporte e processamento para vídeo 4K.

O vídeo 4K é o passo seguinte em vídeo de alta resolução. Existem diversas resoluções que são tecnicamente consideradas como 4K . Estes três novos receptores A/V Denon suportam duas dessas resoluções, 3.840x2.160, também conhecido por QFHD (Quad Full HD), porque duplica a resolução Full HD quer na horizontal, quer na vertical; e 4.096x2.160, uma resolução 4K suportada nativamente por diversos fabricantes de vídeoprojectores 4K.

Qualquer um destes três novos equipamentos da Denon oferece quatro tipos de funcionalidade no que diz respeito a vídeo 4K, nomeadamente comutação entre fontes 4K, passagem de sinal (pass-through) 4K através da interface HDMI, interface gráfica de controlo (GUI) em resolução 4K e a sobreamostragem de qualquer sinal de vídeo até vídeo 4K. Ou seja, a capacidade de transformar os filmes em DVD e Blu-ray em filmes de ultra alta resolução.

Uma vez que estes Denon são capazes de reproduzir vídeos através de uma rede, é também possível obter fontes de vídeo 4K em formatos digitais e até através de serviços como o YouTube, por exemplo.

A gama Denon de receptores A/V com capacidades de vídeo 4K tem à frente o AVR-3313, baseado num amplificador multicanal com uma potência total de 1,15 kW (7x165 watts). Além da sua enorme potência, este é um dos receptores de cinema-em-casa mais flexíveis, com ligações em rede e um total de 10 portas HDMI, incluindo sete entradas (incluindo uma frontal) e três saídas, duas com o mesmo sinal, que pode ser ligado a dois equipamentos diferentes (um ecrã e um vídeoprojector, por exemplo) e uma terceira que pode ser usada numa segunda zona com um sinal igual ou diferente às outras duas. Não faltam funcionalidades de integração com dispositivos Apple (iPod, iPhone e iPad), incluindo suporte para reprodução de música sem fios com tecnologia AirPlay e compatibilidade com a norma DLNA 1.5 para reprodução a partir de servidores multimédia e equipamentos de electrónica de consumo compatíveis. As funcionalidades destes modelos podem ser controladas à distância através de dispositivos iPod Touch/iPhone/iPad com a app gratuita Denon Remote.

Os Denon AVR-1513 e AVR-1713 são receptores A/V para cinema-em-casa de cinco canais acessíveis. Estes equipamentos possuem capacidades para descodificação dos últimos formatos de áudio multicanal de alta resolução usados nas bandas sonoras dos filmes em DVD e Blu-ray, nomeadamente Dolby TrueHD, Dolby Digital+ e DTS-HD Master Audio. Além disso, o modelo AVR-1713 inclui já compatibilidade Apple Air Play e capacidades de ligação e reprodução de música a partir de redes domésticas e da Internet. Uma porta frontal USB com suporte para reprodução digital direta de iPod/iPhone oferece aos possuidores de dispositivos portáteis uma forma de desfrutar da música com uma maior qualidade. O AVR-1713 suporta ainda serviços via Internet, como webradio, Last.fm e Flickr. Além disso, é também capaz de reproduzir música em diversos formatos de ficheiro, incluindo o novo formato digital de alta qualidade FLAC HD.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos