Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Telemóveis Samsung e Nokia com mais presenças em folhetos promocionais
2012-07-04

Os dados do serviço e-Foliotrack, da Marktest, mostram as marcas Samsung e Nokia com maior "share of voice" em folhetos promocionais.

Numa análise realizada durante o mês de Maio, os dados do serviço Precise da Marktest indicam que na medição de espaço em centímetros para a categoria de telemóveis, verifica-se que são os telemóveis de operadoras que ocupam uma maior quota de espaço de linear (57,49%), em detrimento dos telemóveis livres (42,51%). No entanto, quando analisado o "share of shelf" por tipo de retalho, conclui-se que no retalho alimentar apenas estão presente nos lineares os telemóveis de operadoras. Por sua vez, no retalho especializado continuam a ser os telemóveis de operadoras que detêm maior quota de linear (56,43%). O Intermarché é a única insígnia onde não são comercializados telemóveis e os telemóveis da TMN apenas estão presentes nas lojas E.Leclerc. São os telemóveis da Optimus que ocupam maior quota de espaço nos lineares das insígnias do retalho alimentar, excepto na Sonae, onde é a operadora da própria insígnia (Continente Mobile) a deter maior "share of shelf".

Fazendo uma análise semelhante para as Insígnias do retalho especializado, conclui-se que os telemóveis livres ocupam maior quota de linear nas lojas Fnac (63,25%), Box (27,34%), Media Markt (54,65%) e Worten (33,18%). A operadora que mais se destaca é a Vodafone, sendo a líder de "share of shelf" na Rádio Popular (33,49%).

Todas as operadoras possuem espaços promocionais extra, como ilhas, topos ou expositores, por exemplo, sendo que a Optimus apresenta um número superior e estando em 15 lojas. É, também, a Optimus a operadora com maior número de lojas onde foram verificadas decorações de linear (26,8%). A TMN é a segunda operadora com maior número de lojas com decorações de linear, apesar de ser a que menos apresenta espaços promocionais. Relativamente à existência de promotoras, esta situação só verificou em duas lojas das 71 lojas analisadas. Na Box de Faro estava presente uma promotora da TMN e uma promotora da Vodafone, enquanto na Box das Amoreiras, em Lisboa, apenas existia uma promotora da Vodafone.

Em termos de inserções em folheto, e através da plataforma e-Foliotrack, que reúne toda a informação sobre folhetos promocionais para o sector da grandegistribuição, tendo em conta a categoria de telecomunicações, observa-se que é a sub-classe dos telemóveis que se destaca, seguida de acessórios para telemóveis. Analisando o número total de inserções em folheto, para igual período de 2011 e 2012, verifica-se uma diminuição de 14,9 por cento do número de inserções para a categoria de Telemóveis.

A Samsung (35,22%), seguida da Nokia (33,58%), é a marca que detém um maior "share of voice" no ano de 2011 e 2012. Por sua vez, a LG Electronics é a marca com maior queda face a 2011, passando de 11,04 para 4,93 por cento. Tendo em conta a promoção de descontos em cartão, é igualmente a Samsung e a Nokia que se destacam, com 33 e 28 inserções respectivamente.

Analisando o share of voice da categoria de telemóveis por insignia, pode-se destacar, em ambos os anos, a Worten Mobile (44,18%) e a Media Markt (15,82%). Verificou-se este ano um aumento do número de inserções na Fnac (16 para 69) e na Staples (21 para 89). Ao invés, insígnias como Continente Modelo e Continente Bom Dia não tiveram nenhuma inserção em folheto em 2012.

Esta análise foi realizada pelo Departamento de Estudos para a Grande Distribuição da Marktest para a categoria de telemóveis. Os estudos da Marktest Retail utilizados foram o e- Foliotrack - Análise de Folhetos e o Precise - Auditoria Ponto Venda, este último na vertente espaço de linear em centímetros e no módulo de perguntas qualitativas.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos