Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

85% da população mundial com acesso à Internet móvel de alta velocidade em 2017
2012-06-12

Para muitas pessoas em todo o mundo, o telemóvel será o único meio para aceder à Internet. De acordo com o relatório "Ao ritmo da Sociedade em Rede", realizado pela Ericsson, 85 por cento da população mundial terá cobertura de Internet 3G em 2017 e haverá aproximadamente nove mil milhões de subscrições, em comparação com os seis mil milhões registadas até ao final de 2011. As subscrições "machine-to-machine" vão somar-se a este valor.

Entretanto, espera-se que as subscrições de banda larga móvel cheguem a cinco mil milhões em 2017, em comparação com os mil milhões existentes no final de 2011. "Hoje, as pessoas encaram o acesso à Internet como um pré-requisito para qualquer dispositivo móvel. Esta mentalidade resulta numa crescente procura de banda larga móvel e num aumento do tráfego de dados. Os operadores reconhecem esta oportunidade de negócio e pretendem facilitar este crescimento, fornecendo uma boa experiência ao utilizador com altas velocidades de dados através de redes de elevada capacidade. Hoje, cerca de 75% das redes mundiais de HSPA sofreram um upgrade para uma velocidade de pico de 7,2 megabytes por segundo (Mbps) ou superior e cerca de 40 por cento foram actualizadas para 21 Mbps”, comenta Douglas Gilstrap, senior vice president and head of Strategy da Ericsson.

No relatório, a Ericsson também prevê que até 2017 metade da população mundial esteja coberta por redes LTE/4G. As subscrições de smartphones serão perto de três mil milhões em 2017, em comparação com os 700 milhões em 2011.

O tráfego de dados móveis total continua a aumentar (entre o primeiro trimestre de 2011 e o primeiro trimestre de 2012 o tráfego de dados duplicou) e o principal impulsionador é o vídeo. Espera-se que cresça 15 vezes entre 2011 e 2017. Os smartphones são também, e continuarão a ser, um elemento fundamental para o tráfego de dados.

Os dados do relatório mostram também variações entre países e regiões. No caso de valores líquidos de adesão móvel, a China somou o maior número de subscrições para um único país no primeiro trimestre deste ano, com 39 milhões, seguida pela Índia com 25 milhões. A região da Ásia Pacífico somou um total de 93 milhões de subscrições, seguida por África com 30 milhões.

A principal tendência identificada no relatório é que tudo está a tornar-se móvel. Esta evolução está a ser impulsionada principalmente pela crescente procura das pessoas por conectividade em qualquer lugar e em qualquer momento e pela utilização de vídeo, serviços baseados em cloud e pela Internet, mas também pela conectividade "machine-to-machine".

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos