Novos “ladrões virtuais” têm como alvo os telefones inteligentes com acesso à Internet
Os novos “ladrões virtuais” chamam-se smartcriminals e têm vindo a ganhar popularidade ao mesmo ritmo que os telemóveis inteligentes estão a ter cada vez mais protagonismo.
De acordo com um estudo europeu realizado pela Kaspersky Lab sobre hábitos e riscos dos utilizadores de telemóveis, a prevenção de ataques informáticos é algo que está já bem estabelecido no uso dos computadores, mas apenas 12 por cento dos utilizadores da Europa têm instalado um antivírus no seu dispositivo móvel.
Até muito recentemente, os vírus para telemóveis não eram uma ameaça real, mas a Kaspersky Lab quantifica crescimentos. Em 2010, registou-se um aumento de 65 por cento no número de programas maliciosos para dispositivos móveis, face a 2009, e quase o dobro que 17 meses antes. No total, foram detectadas 153 famílias e 1.063 variantes. Além disso, a grande maioria dos programas maliciosos detectados pela Kaspersky Lab durante o último ano estava, de uma maneira ou de outra, programada para roubar dinheiro aos seus utilizadores.
No mundo do malware móvel, continuam a predominar os programas que enviam mensagens de texto para números de valor acrescentado. Mas, desde o ano passado, que o envio de SMS pagos deixou de ser o único método que os ciber-criminosos usam para obter lucro. Até porque foi há pouco tempo que se descobriu o primeiro Trojan capaz de fazer chamadas para números pagos no estrangeiro, bem como um worm para iPhone que redireccionava os utilizadores para um website falso.
Listas de contactos, historiais de chamadas, SMS, MMS, fotos, anexos confidenciais do e-mail, a informação de identificação que quase um terço dos utilizadores europeus guarda nos seus dispositivos, como códigos PIN, passwords e nomes de utilizador para acesso pessoal e profissional a contas de correio, estes dados são o objectivo dos smartcriminals, que ainda beneficiam de novas possibilidades, como o acesso a serviços de banca online através do telemóvel.
A Kaspersky Lab já deu início à comercialização em Portugal versão actualizada da sua solução de segurança para smartphones, o Kaspersky Mobile Security 9. Além de proteger os smartphones equipados com Symbian e Windows Mobile, o novo produto agora também suporta Android e BlackBerry. A nova versão do Kaspersky Mobile Security 9 já está disponível online ao preço de venda ao público de 29,95 euros.