15.ª Conferência GfK: Mercado nacional de electrónica de consumo regressa aos crescimentos em 2010
Depois de dois anos de quebras sucessivas, de quatro por cento em 2008 e de cinco por cento em 2009, o mercado europeu de electrónica de consumo recuperou em 2010, voltando a valores positivos (+1%).
Num ano em que a facturação atingiu a fasquia dos 40 mil milhões de euros, assinalaram-se tendências díspares pela Europa. Enquanto que a Holanda, o Reino Unido e a França continuaram no vermelho, os mercados português, espanhol, alemão e italiano voltaram a crescer, destacando-se este último com uma subida de oito por cento.
Portugal, depois de dois anos com tendências ainda mais negativas que as europeias (menos cinco por cento em 2008 e menos sete por cento em 2009), conseguiu no ano passado crescer acima da média (+3%).
LED’s puxam pelo mercado
Numa clara demonstração do peso que o mercado de televisão ainda tem para o total da electrónica de consumo, a puxar pelo mercado europeu estiveram os LCD’s, que valem 66,4 por cento da facturação total. No sul da Europa (Portugal, Espanha e Itália), a sua participação é ainda mais significativa, abarcando três quartos da facturação global do mercado de electrónica de consumo.
A nível europeu, o mercado de TV cresceu 8,7 por cento em unidades e 3,7 por cento em valor, tendo nos LCD’s o seu grande “driver” (+10,1 por cento em unidades e +4,6 por cento em valor). Também a contribuir para o crescimento do mercado europeu esteve o áudio fixo que, apesar da quebra de 2,3 por cento em volume, somou mais dois por cento em valor. Todos os restantes segmentos de produto apresentaram tendências negativas.
Leia o desenvolvimento na próxima edição da Rm-Revismarket.
Veja as imagens da 15.ª Conferência GfK.