Portugal tinha cerca de 2,6 milhões de utilizadores que efectivamente utilizaram Internet em banda larga móvel, dos quais 1,3 milhões através de placas/modem, e cerca de 2,1 milhões de clientes com acessos à Internet fixos, dos quais 2,08 milhões em banda larga, no final do quarto trimestre de 2010, revelam os dados da Anacom.
O número de utilizadores que efectivamente acedeu à Internet em banda larga móvel aumentou 4,7 por cento face ao terceiro trimestre. Em comparação com o trimestre homólogo, o número de utilizadores aumentou 18,9 por cento.
Quanto aos acessos fixos à Internet, o número de clientes aumentou 2,5 por cento face ao trimestre anterior e 10,9 por cento em termos homólogos, utilizando a larga maioria (98,6%) serviços de banda larga, num total de 2,08 milhões. Este valor representa um crescimento de 2,6 por cento face ao trimestre anterior e de 11,3 por cento comparativamente com o mesmo trimestre de 2010. Já o número de clientes de acesso dial-up continuou a decrescer.
Em termos de tecnologias de acesso à Internet em banda larga fixa, o ADSL continua a ser a principal, com 51,5 por cento do total. No entanto, apresenta pelo terceiro trimestre consecutivo crescimentos próximos de zero. O modem cabo é utilizado por 41,1 por cento dos clientes da banda larga fixa e, neste trimestre, atraiu metade das novas adesões ao serviço em termos líquidos. A categoria "outros", onde se incluem, por exemplo, ofertas baseadas em circuitos alugados, FWA e fibra óptica (FTTH/B), representa apenas 7,4 por cento do total, embora tenha igualmente atraído cerca de metade das novas adesões no trimestre em análise, resultado de crescimentos elevados (20,2%).
No trimestre em análise, contabilizaram-se cerca de 130 mil clientes de acesso à Internet através de fibra óptica, num crescimento de 26,2 por cento face ao trimestre anterior. Cerca de 96 por cento destes clientes são residenciais. O acesso à Internet suportado em fibra óptica, que atingiu 6,3 por cento do total de clientes, atraiu cerca de 51 por cento das novas adesões líquidas.
Relativamente às quotas de mercado, a quota de clientes do Grupo PT situou-se nos 46,8 por cento em Dezembro, mais 0,6 pontos percentuais do que no trimestre anterior, enquanto a quota do Grupo ZON subiu para 33 por cento, registando um aumento de 0,3 pontos percentuais face ao terceiro trimestre de 2010.
No que diz respeito às quotas de clientes de banda larga móvel com acesso através de placas/modem, a quota de clientes da TMN é de 45,8 por cento, seguindo-se a Optimus e a Vodafone com 27,9 e 21,9 por cento, respectivamente.