Gartner revê em baixa as suas previsões para o mercado PC’s devido às novas necessidades de computação dos consumidores
A Gartner está a rever em baixa as suas previsões para o mercado de PC’s em volume para 2011 e 2012, baseando-se numa expectativa de uma fraca procura para os portáteis.
As vendas mundiais de PC’s deverão chegar aos 387,8 milhões de unidades este ano, o que representa um aumento de 10,5 por cento relativamente a 2010. Para o ano seguinte, a Gartner espera que as vendas de PC’s totalizem os 440,6 milhões de unidades, crescendo 13,6 por cento. Estas taxas de crescimento ficam abaixo os 15,9 por cento e dos 14,8 por cento inicialmente projectados para 2011 e 2012 respectivamente.
Os analistas da Gartner consideram que os PC’s portáteis foram o motor de crescimento do mercado de computadores nos últimos cinco anos, com taxas médias de crescimento de aproximadamente 40 por cento. Contudo, devido os hábitos de computação dos consumidores têm vindo a mudar. “Esperamos um crescimento para outros dispositivos alternativos, como o iPad e outros tablets, o que irá dramaticamente desacelerar as vendas de PC’s portáteis, especialmente nos mercados mais maduros”, sustenta George Shiffler, analista da Gartner. “Anteriormente pensávamos que o crescimento do mercado dos portáteis continuaria a ser sustentado pela compra, por parte dos consumidores, de um segundo ou terceiro PC portátil. Contudo, agora acreditamos que os consumidores tenderão a prolongar a vida útil do seu PC portátil e a adoptar os tablets e outros dispositivos como o seu equipamento móvel principal. Globalmente, esperamos que os PC’s portáteis cresça menos de dez por cento ao ano, nos mercados maduros, entre 2011 e 2015”.
O mercado profissional deverá continuar a exibir crescimentos de dois dígitos entre 2011 e 2012, motorizado pelo mercado de substituição. “Contudo, mesmo no segmento profissional, os tablets estão a ser considerados os substitutos dos PC’s”, acrescenta por sua vez Raphael Vasquez.