Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Nintendo transforma a DS numa sala de aulas de pintura e desenho
2010-11-15

Não se trata de um jogo, mas de um verdadeiro curso interactivo, disponível para a família de consolas Nintendo DS, que ensina a desenhar e a pintar de uma forma muito simples e intuitiva. Com o novo título Art Academy: Learn painting and drawing techniques with step-by-step training, a consola torna-se num cavalete, o ecrã numa tela e o stylus num lápis ou pincel.

Para a Nintendo, o lançamento de Art Academy constitui mais um passo na sua estratégia de expandir e alargar a base de utilizadores das suas soluções de entretenimento interactivo. Art Academy inclui um plano de estudos e, a cada passo, um professor virtual conduz pela mão o aluno, independentemente da sua aptidão técnica ou artística. O curso oferece ao utilizador as lições e materiais necessários para começar a sua jornada pelas artes, mas também propõe níveis avançados para os mais experientes. O objectivo, sublinha Nelson Calvinho, Public Relations da Nintendo, é dar às pessoas as ferramentas para iniciarem a sua aprendizagem, motivando-as a aprofundar os seus conhecimentos sobre pintura e desenho e a perder as suas inibições sobre as suas capacidades, o ponto de partida para as estimular a interessarem-se mais pela pintura.

Mas a pedagogia de Art Academy não se fica pela vertente prática. Ao introduzir as técnicas do desenho e da pintura é, dada uma contextualização histórica sobre o período em que as mesmas tiveram início e sobre os pintores que as popularizaram.

Para o lançamento deste título, a Nintendo estabeleceu uma parceria com o Museu Colecção Berardo que, a partir de 2011, vai passar a disponibilizar oficinas pedagógicas especiais de Art Academy. “O uso deste curso poderá facilitar uma entrada neste mundo através da experimentação que poderão fazer no decorrer das diferentes lições que são proporcionadas pelo Art Academy e poderão também perceber que os artistas contemporâneos usam outras tecnologias para além da manualidade presente nas suas obras”, explica Cristina Gameiro, coordenadora do Serviço Pedagógico do Museu Colecção Berardo. “A execução não é o produto final, a pretensão não é a de ter uma obra de arte, mas sim a de aprender todos os passos que o Art Academy ensina, caso mais tarde exista uma tentativa de prática real da pintura”, acrescenta Susana Anágua, orientadora pedagógica do Museu Colecção Berardo. “As lições que o Art Academy ensina são extremamente próximas de toda a base do processo académico clássico das artes plásticas e isso incentiva ao conhecimento”.

O objectivo é assim o de dar os primeiros passos para, mais tarde, passar aos materiais “a sério”. Mas até lá chegar, Art Academy tem algumas vantagens consideráveis, especialmente para iniciados, incluindo crianças e seniores. O papel, o lápis e as tintas nunca acabam, as tintas não sujam e é possível levar o “professor” para qualquer lado.

Os possuidores de uma Nintendo DSi ou Nintendo DSi XL podem ainda usar a câmara fotográfica da consola para capturar um cenário, um fruto ou um rosto e rapidamente estar a desenhar ou a pintar uma paisagem, uma natureza morta ou um retrato. “O Art Academy é uma ferramenta que promove a observação”, sublinha Susana Anágua. “O facto de a Nintendo DSi possuir uma máquina fotográfica que me permite andar pela rua e apropriar-me das imagens e a partir delas construir qualquer coisa é um dos factores mais importantes. Ou, no caso do Museu Colecção Berardo, poder agarrar uma obra de arte e ter a pretensão de a imitar para, com isso, aprender”.

Usando o stylus no ecrã táctil da família de consolas Nintendo DS torna-se realista a sensação de se estar a desenhar ou a pintar com lápis ou pincel. Os lápis estão disponíveis em três tipos de espessura (2B, HB e 2H) permitindo desenhar linhas suaves ou duras. A função Eraser dá a oportunidade de criar efeitos interessantes e, ao contrário de uma pintura real, um erro pode ser facilmente apagado sem gastar papel. A função Paint age de forma semelhante às tintas acrílicas e o conjunto de pincéis está disponível em três pincéis redondos ou planos, permitindo pintar traços espessos ou finas simplesmente usando o stylus.

Dez tubos de tinta integram a paleta básica deste software e existem 20 espaços vazios nos quais o aluno pode fazer as suas próprias misturas. Pode controlar a quantidade de tinta que põe no pincel para criar diferentes efeitos, assim como o seu grau de secura ou humidade, o que afectará a transparência da pintura. Pode fazer "zoom in" às suas obras para aperfeiçoar certos detalhes e tirar partido da função Grid, uma grelha que permite ajudar a atingir as proporções e a escala certas, reproduzindo, quadrícula a quadrícula, o objecto que se está a desenhar ou a pintar. Utilizar o modo Free Paint permite dar asas à imaginação e criar desenhos livremente. Por outro lado, existe uma biblioteca de material que contém uma vasta gama de imagens em que o artista se pode inspirar.

Art Academy: Learn painting and drawing techniques with step-by-step training já está disponível em Portugal, para todas as consolas da família Nintendo DS.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos