Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Congresso APDC: Presidente da República apela a uma maior utilização das TIC no tecido empresarial
2006-11-17

A sessão de encerramento do 16.º Congresso das Comunicações da APDC contou com a participação de Diogo Vasconcelos, presidente do Congresso, Raul Mascarenhas, presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) e Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República.

Para Diogo Vasconcelos o Congresso foi um “sucesso, pela adesão dos congressistas, mais de mil, pelos muitos oradores presentes e pelos temas debatidos, o futuro da Administração Pública, da democracia, do marketing e da Web 2.0”. A importância actual do negócio dos motores de busca foi outro assunto referenciado no Congresso, assim como o financiamento da inovação no sector das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), sem esquecer o impacto que a radiofrequência terá na sociedade.

Para aquele responsável, “num mundo em que os conteúdos já nascem praticamente digitais, há que saber gerir o direito à propriedade intelectual. A regulação é outra área extremamente importante, sendo que este Congresso conseguiu um feito histórico, reunir numa única sessão todas as autoridades competentes. Também novidade foi o facto de, pela primeira vez, um evento em Portugal disponibilizar a transmissão de informação através de um canal móvel 3G”.

Raul Mascarenhas, presidente da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC) relembrou a criação da Associação, a 13 de Novembro de 1984, afirmando que esta é hoje uma referência no sector das TIC. Aquele responsável referiu o panorama actual do sector, onde a concorrência é global, com as empresas nacionais a terem de competir com empresas vindas de toda a parte do globo.

O presidente da APDC reiterou uma mensagem que foi referida por diversas vezes durante o Congresso, de que o desenvolvimento do sector das TIC é condição necessária para a evolução do Estado e da Administração Pública. “Acredito que o sector tem muito a contribuir e a ganhar com a modernização da Administração Pública”, acrescenta.

Raul Mascarenhas aproveitou para anunciar a reeleição de Portugal para o Conselho da União Internacional das Telecomunicações (UIT), sendo um dos oito países europeus com assento nesta organização, de que é membro do Conselho desde 1994. Este órgão tem como principal função assegurar que as actividades, políticas e estratégias da UIT são consistentes com o que foi definido pelos plenipotenciários.

As comunicações, segundo Aníbal Cavaco Silva, são importantes para o sucesso de Portugal porque são fundamentais para a constituição da Sociedade da Informação. “O país tem que fomentar a difusão e democratização da Internet no território nacional, para que esta não chegue apenas aos jovens mas também aos mais idosos e a todas as zonas do território. Só assim conseguiremos uma verdadeira inclusão digital”.

Quanto ao mundo empresarial, o Presidente da República apelou, com urgência, a uma maior utilização das TIC por parte dos empresários/empreendedores nacionais. “Porque só assim terão sucesso num mundo onde a palavra-chave é Globalização”.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos