Encomendas à indústria de televisores LCD ultrapassarão os 260 milhões de unidades em 2014
De acordo com os últimos dados da DisplaySearch, as encomendas de televisores, em 2010, ultrapassarão os 242 milhões de unidades, o que representa um crescimento de 15 por cento que compara com os níveis quase “anémicos” de dois por cento registados em 2009.
A procura por LCD’s permanecerá forte, crescendo 29 por cento, para os 188 milhões de unidades.Também os plasmas e até mesmo os CRT’s terão em 2010 um ano melhor que o inicialmente expectável.
Os LCD’s continuam a ser a tecnologia de televisão dominante em todo o mundo, com uma quota de mais de 50 por cento de todos os modelos expedidos em quase todas as regiões analisadas pela DisplaySearch.O Campeonato do Mundo de Futebol, a transição da televisão analógica para a digital em vários países da Europa Ocidental e o desenvolvimento de novas tecnologias de televisão, incluindo os LED’s, o 3D e a conectividade à Internet, são os principais motores da procura neste ano.
A China continua a ser um mercado de forte crescimento para os LCD’s em 2010, devido à expansão dos estímulos governamentais e ao aumento da urbanização, antecipando-se uma subida, numa base anual, de 25 por cento. No Japão, os consumidores estão agora a actualizar a sua primeira geração de ecrãs planos, trocando-os por modelos mais novos, com mais características e energeticamente mais eficientes, aproveitando que os programas patrocinados pelo governo ainda não terminaram. Assim, as vendas de LCD’s no Japão deverão cresce 36 por cento este ano, três vezes mais que em outros mercados desenvolvidos como a América do Norte e a Europa Ocidental.
Nos próximos quatro anos, o ênfase do crescimento para os LCD’s irá deslocar-se para os mercados emergentes da região Ásia-Pacífico, nomeadamente a Índia e a América Latina.
Quanto aos plasmas, depois de um primeiro trimestre onde a procura por maiores televisores de valor acrescentado se traduziu num crescimento, numa base anual, de 24 por cento, a tendência deverá manter-se no segundo trimestre, especialmente como uma alternativa aos modelos LED, que ainda são caros. A DisplaySearch reviu em alta as suas previsões de crescimento para o mercado dos plasmas esta ano, situando-o agora nos 16 milhões de unidades.
No segmento dos LCD’s, a tendência continua para o aumento dos LED’s. A consultora estima que 3,6 milhões de LED’s tenham saído das fábricas em 2009, com mais de metade deste valor a ser registado no quarto trimestre.
A DisplaySearch espera que os LED’s representem 20 por cento de todos os modelos de LCD’s vendidos em 2010. Esta quota irá crescer rapidamente em 2011, para os LED’s se tornarem na principal tecnologia de retroiluminação dos televisores LCD em 2012. A consultora acredita que a transição dos modelos CCFL para LED irá acontecer de uma forma muito rápida, ajudada pelos designs mais estreitos e pela regulação no domínio do consumo energético.