Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Mais 15% dos portugueses com acesso à Internet em banda larga
2010-06-07

A taxa média de adesão per capita à banda larga fixa na União Europeia (UE) atingiu os 24,8 por cento em Janeiro deste anos, com mais de 123 milhões de linhas, segundo os dados da Comissão Europeia

A Dinamarca e os Países Baixos, onde quase 40 por cento da população dispõe de acesso à Internet em banda larga, são líderes mundiais nesta matéria. A adesão à banda larga móvel na UE praticamente duplicou entre Janeiro de 2009 e Janeiro de 2010, atingindo os 5,2 por cento. A Finlândia, Portugal e a Áustria apresentam taxas de penetração superiores a 15 por cento.

Segundo a Comissão, a procura crescente de Internet de banda larga móvel colocará ainda maior pressão sobre o limitado espectro radioeléctrico e será necessária maior capacidade para satisfazer as necessidades de um tráfego de dados crescente.

A Agenda Digital prevê medidas específicas para garantir uma cobertura de 100 por cento do território europeu com banda larga até 2013. Contempla a execução de um programa no âmbito da política do espectro radioeléctrico, que garantirá que as radiofrequências libertadas pela transição da radiodifusão analógica para a digital, o chamado “dividendo digital”, fiquem disponíveis para novos serviços, entre os quais os serviços móveis de banda larga.

Os preços das ligações Internet baixaram em 2009 graças à oferta de tarifas planas e de maiores débitos na banda larga. No que respeita às chamadas vocais móveis, os consumidores da UE pagaram sete por cento menos do que em 2008, tendo o preço médio por minuto baixado de 14 para 13 cêntimos. A mudança de operador sem mudança de número pôde ser feita mais rapidamente e, em média, demorou 4,1 dias para os números móveis e 6,5 dias para os números fixos em 2009, uma redução em relação aos 8,5 e 7,5 dias, respectivamente, em 2008. No entanto, apesar dos progressos realizados, há que fazer mais esforços para atingir o objectivo de um dia estabelecido nas regras europeias das telecomunicações de 2009.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos