Emissões desportivas em 3D são o principal atractivo para a visualização de conteúdos 3D em casa
O torneio de ténis Roland Garros está a ser transmitido em directo para toda a Europa para demonstrar o potencial das transmissões desportivas em 3D
De acordo com um relatório publicado esta semana pela Screen Digest e divulgado pela Panasonic, os eventos desportivos em 3D serão essenciais para a indústria de produção de conteúdos em 3D. Segundo o estudo, dado que 80 por cento dos canais de televisão 3D irão transmitir eventos desportivos, é expectável que a existência de transmissões desportivas em directo em 3D desempenhem um papel crucial na decisão de compra dos consumidores.
O estudo da Screen Digest antecipa que 25 por cento dos lares dos principais países ocidentais terão um televisor 3D no final de 2014. Contudo, este nível de penetração está dependente da disponibilidade de conteúdos de alta qualidade que influenciem a decisão de compra. A Screen Digest prevê que a transmissão em directo dos principais torneios de ténis seja um dos principais atractivos para a indústria do 3D juntamente com o futebol, o futebol americano e o golfe.
A Panasonic está a antecipar-se e a possibilitar a transmissão em directo de grandes eventos desportivos em 3D. Esta semana, em colaboração com a Federação Francesa de Ténis (FFT), a Orange e o Eurosport, a Panasonic está a contribuir para a primeira transmissão em directo e em 3D de um grande evento desportivo europeu, o torneiro de ténis Roland Garros, através dos satélites Eutelsat Hot Bird e Astra.
Esta parceria está a permitir aos consumidores europeus terem uma experiência visual imersiva e de alta qualidade em 3D, ao longo de todo torneio, até à final masculina de dia 6 de Junho. Este evento permite demonstrar todas as capacidades técnicas da Panasonic com a tecnologia 3D, desde as câmaras de vídeo 3D que filmam a acção no court até aos plasmas 3D topo de gama da série VT20, que permitem acompanhar as transmissões em 3D em casa ou nos pontos de venda seleccionados. “Trata-se de uma excelente oportunidade, que irá mostrar o potencial que está por trás das transmissões desportivas 3D em directo. Estamos encantados por estarmos a trabalhar com a Orange, o Eurosport e a FFT na liderança da indústria em disponibilizar esta experiência única em 3D para tantos consumidores europeus”, afirma Laurent Abadie, CEO e chairman da Panasonic Europa.
A cobertura 3D feita pela Orange em Roland Garros é transmitida em directo via ADSL e por fibra para os clientes da Orange em França, através do seu novo serviço dedicado de TV 3D. O Eurosport distribui o sinal através de satélite para os plasmas Panasonic 3D da série VT20, que se encontram em mais de três mil lojas de toda a Europa. A distribuição do sinal de satélite por toda a Europa é possível graças às parcerias com o Astra e Eutelsat.
Para complementar a gama 3D Full HD, composta actualmente pelos plasmas VT20 e leitor de Blu-ray DMP-BDT300, e manter a liderança tecnológica, a Panasonic irá reforçar a linha de produtos ao longo de 2010. Em Agosto será iniciada a comercialização do primeiro plasma 3D Full HD de 65 polegadas, seguido de uma câmara de vídeo 3D, uma misturadora AV digital compatível com 3D e de um monitor de vídeo LCD 3D.