O SITIC – Salão de Tecnologias de Informação reuniu, entre 2 e 5 de Novembro, 25 mil visitantes, dos quais cerca de 6.500 profissionais.
Com mais de 220 expositores, alguns dos quais aproveitando a ocasião para lançar novos produtos e concretizar novos negócios e parcerias, o certame teve ainda um conjunto de eventos paralelos que permitiram aumentar o nível de percepção da importância do investimento em tecnologias da informação, como o pilar básico que sustenta a estratégia empresarial, permitindo às empresas crescer e competir num mercado global sustentado.
Vários membros do governo, em destaque o ministro da Administração Interna, António Costa, e o ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, visitaram demorada e atentamente a feira, contactando não só com os projectos da Administração Pública, como também com a generalidade da oferta presente.
De entre os pontos altos desta primeira edição do SITIC destacam-se diversas iniciativas na área de administração pública central e local, nomeadamente, o passaporte electrónico português (PEP), o cartão de cidadão, os jardins digitais, a esquadra do século XXI, o sistema integrado das redes de emergência e segurança de Portugal (SIRESP), o portal da empresa e as cidades e regiões digitais.
Ainda no decorrer do Salão foram atribuídos os TIC Awards, prémios que destacaram empresas, personalidades e produtos de excelência no sector das TIC em Portugal. O prémio “Atitude e Empenho SITIC 2006”, da inteira responsabilidade do SITIC, foi atribuído a quatro entidades, a UMIC, o MAI (Ministério da Administração Interna) e a UCMA (Unidade de Coordenação e Modernização Administrativa) e paralelamente, ao nível empresarial, à PC Service. Ainda no âmbito dos prémios, foi atribuído, pela revista VDI, o “Prémio Especial Carreira” a Jorge Sá Couto e João Paulo Sá Couto, da empresa J.P. Sá Couto.