A área de Home & Networks Mobility da Motorola anunciou esta semana o aperfeiçoamento de software para a sua linha DCX de set-tops. Isto representa um grande avanço no processamento de vídeo 3D e proporciona ao consumidor uma experiência de televisão tridimensional na sua casa.
Ao possibilitar que o conteúdo 3D seja processado no set-top antes de passar para a televisão habilitada para 3D, os consumidores não vão necessitar de utilizar um comando e aceder aos menus no ecrã para configurar o set-top e a televisão de cada vez que uma mudança de canal envolva uma troca entre vídeo bidimensional e tridimensional, simplificando o processo para o assinante. Além disso, é tudo feito sem comprometer a integridade visual de mensagens de emergência, closed caption ou OSD (on screen display) enquanto o vídeo 3D está a ser transmitido. “A Motorola tem vindo a desenvolver tecnologia 3D há mais de 10 anos, liderando a indústria com soluções inovadoras que permitem a implementação de vídeo 3D para residências,” afirma John Burke, vice-presidente sénior da Motorola, Inc. “O desenvolvimento deste aperfeiçoamento de software para 3D proporciona aos nossos clientes, os prestadores de serviços de televisão por cabo, uma solução simples que lhes permite implementar serviços de televisão 3D de alta qualidade com a actual infraestrutura de transmissão de vídeo. Ao focar-se na experiência do utilizador final, a Motorola levou a televisão 3D ao próximo patamar e ajudou a indústria a trazer a experiência de 3D da sala de cinema para a sala de estar”
Os novos set-tops para transmissões 3D oferecem, entre outras funcionalidades, a detecção de formato 3D. O software de processamento de sinais de vídeo 3D detecta automaticamente a presença de conteúdo 3D e identifica o tipo de formato 3D que está a ser utilizado, garantindo a transmissão e visualização correctas na televisão 3D. Assim, o consumidor poderá alternar entre canais 2D e 3D sem a necessidade de configuração manual. Além disso, os set-tops suportam televisão 3D nos formatos MPEG-4 e MPEG-2 e suportam uma saída de 1080p24/30.
Ao detectar conteúdo 3D, o set-top reconfigura automaticamente todos os textos e gráficos no ecrã, adaptando-os ao formato que está a ser utilizado e permite a sua correcta visualização na televisão 3D. O software de processamento 3D suporta todos os on-screen displays, tais como closed captioning, alertas de emergência, aplicativos gráficos e legendas, bem como EPGs e aplicativos existentes.
Para incentivar ainda mais a implementação de televisão 3D, a Motorola está a trabalhar com clientes para acrescentar o suporte para televisão 3D TV noutros set-tops além do DCX. A Motorola está a mostrar os seus novos set-tops para televisão 3D no seu stand no 2010 NAB Show em Las Vegas, Nevada, entre os dias 12 e 15 de Abril.