Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Navegação GPS gratuita para smartphones Nokia
2010-01-21

A Nokia passa a disponibilizar acesso gratuito à navegação pedestre e automóvel, bem como a outros serviços associados, através dos seus smartphones, impulsionando o crescimento do mercado de navegação móvel.

A nova versão dos Mapas Ovi, disponível para download em www.nokia.com/maps inclui características de navegação pedestre e automóvel de elevada qualidade, tais como orientações por voz “turn-by-turn” para 74 países e em 46 idiomas, informações de trânsito relativas a uma dezena de países e mapas detalhados para mais de 180 regiões. “Porquê utilizar um telemóvel ou um sistema de navegação que só funciona num país ou numa determinada região? Juntar os dois equipamentos e tornar a funcionalidade de navegação gratuita e global, faz com que quase se duplique o potencial de crescimento do mercado de navegação móvel”, explica Anssi Vanjoki, vice-presidente executivo da Nokia. “A Nokia é a única empresa que oferece um serviço de navegação pedestre e automóvel que funciona em todo o mundo. Ao contrário do legado deixado pelos fabricantes de sistemas de navegação, a nossa solução não implica que os utilizadores tenham de comprar mapas para diferentes países ou regiões, mesmo quando estão em certos locais, apenas de visita. Nós oferecemos navegação e mapas gratuitos, com todas as funcionalidades e características de alta qualidade que as pessoas desejam ter”.

Esta oferta de serviços de navegação por parte da Nokia vai possibilitar activar rapidamente uma massiva base de utilizadores, a quem podem ser oferecidas novas funcionalidades de localização, assim como novos conteúdos e serviços. Isto faz parte da estratégia da Nokia de liderança do mercado móvel dos mapas, da navegação e dos serviços baseados em localização. Esta iniciativa está também em conformidade com a visão da Nokia de que a próxima vaga de crescimento do mercado estará centrada nos conteúdos sensíveis ao contexto e na Internet social.

De acordo com a empresa de estudos de mercado Canalys, o número de pessoas no mundo que usam sistemas de navegação GPS nos seus telemóveis atingiu, no final de 2009, aproximadamente os 27 milhões. Com este anúncio, a Nokia espera aumentar este número para os 50 milhões, ao permitir aos utilizadores de smartphones compatíveis a activação gratuita da navegação automóvel e pedestre, através do download dos novos Mapas Ovi. A Nokia irá aumentar ainda mais esta base de utilizadores, à medida que for acrescentando novos smartphones à lista de equipamentos compatíveis.

A Canalys também revelou que, em 2009, os smartphones com GPS integrado chegavam aos 163 milhões de unidades a nível mundial, dos quais a Nokia detinha mais de metade (51%), tendo vendido 83 milhões de dispositivos deste tipo.

A Nokia acredita que este anúncio irá proporcionar, aos operadores, a oferta de um pacote de navegação automóvel pessoal e completo, incentivando os utilizadores a adquirirem planos tarifários de dados. Além disso, existe ainda um benefício adicional para os operadores, que reside no facto dos Mapas Ovi utilizarem uma tecnologia híbrida única, optimizada para utilização na rede móvel.

Graças aos gráficos vectoriais avançados, combinados com mapas pré-carregados e online, a nova versão dos Mapas Ovi utiliza apenas uma fracção da largura de banda usada pela tecnologia “bitmap”, à qual recorre a maioria dos fornecedores de mapas móveis.

Os Mapas Ovi estão já disponíveis para download através de dez dispositivos Nokia, incluindo o popular Nokia N97 mini, o Nokia 5800 XpressMusic e o Nokia E72. Prevê-se que outros smartphones sejam adicionados a esta lista ao longo das próximas semanas. A partir de Março deste ano, os novos smartphones Nokia com GPS irão incluir a nova versão dos Mapas Ovi, bem como mapas pré-carregados contendo dados de cada país. Adicionalmente, para além de beneficiarem de navegação automóvel e pedestre de alta qualidade, os utilizadores dos novos smartphones poderão aceder gratuitamente aos guias de viagem Lonely Planet e Michelin.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos