A chegada da nova Cell TV da Toshiba ao mercado europeu está prevista para o próximo Outono.
Segundo Jorge Borges, director de Marketing da Toshiba Portugal, “a CellTV vem desvendar como será a TV do futuro. Tirando partido da tecnologia Cell, esta nova televisão eleva o patamar do entretenimento a um nível nunca antes alcançado ao proporcionar mais brilho, maior contraste, mais detalhe, mais conteúdos 3D, melhor conectividade entre dispositivos e oferecendo uma interface de utilização mais simples e intuitiva”. A nova Cell TV assenta na performance do Cell Broadband Engine, que oferece 143 vezes a capacidade de processamento dos actuais modelos de televisores.
A configuração da Cell TV que chegará à Europa ainda não está finalizada, no entanto, a Toshiba apresentou o dispositivo no Consumer Electronics Show (CES), já considerado um dos produtos “best of show”.
Pela primeira vez, a Toshiba integra um painel, desenvolvido internamente, que inclui um sistema de retroiluminação LED com 4.608 LED’s, cinco vezes mais que os painéis LED existentes actualmente, e “local dimming setup” com 512 áreas LED (Super Local Dimming LED), que permite um controlo preciso dos níveis de preto. Daqui resulta um brilho até 1.250cd/m² e um contraste dinâmico de 9.000.000:1.
Apesar de possibilitar uma resolução duas vezes superior ao Full HD, a CellTV permite melhorar experiência de visualização de conteúdos online ou SD. A aplicação de “upscaling” em tempo real Resolution+ converte conteúdos standard em imagem de qualidade próxima da alta definição. Já a aplicação Net Resolution+ garante o processamento de vídeos online com baixa qualidade, de modo a que possa ser possível a sua exibição em ecrãs de grandes dimensões, mantendo a boa qualidade de imagem e som.
Com a Cell TV, a Toshiba também acompanha a tendência para a visualização 3D, adicionando uma característica-chave para a diferenciação, dado que, enquanto a disponibilidade de conteúdo dá os primeiros passos, a Toshiba desenvolveu um método que usa a capacidade do processador Cell para converter conteúdo 2D em 3D, quase em tempo real. Este facto faz com que a Cell TV possa disponibilizar quase todos os conteúdos 2D com uma impressão 3D.
A capacidade de processamento instalada permite ainda funcionalidades inovadoras como o controlo remoto através de gestos ou Video Call na sala de estar. A televisão de topo da Toshiba virá equipada com aplicações de videoconferência e partilha de imagens online. O extenso ecrã da Cell TV é grande o suficiente para que toda a família possa participar numa conferência, tornando mais fácil estar em contacto com amigos e familiares que vivam longe.
No momento em que lança a Cell TV, a Toshiba anuncia também a expansão do seu portfolio de LED TV’s, em 2010, pela introdução da retroilominação LED em todos os segmentos de mercado. Com esta medida, a Toshiba vem dar resposta às necessidades dos utilizadores que se preocupam com o preço mas que, ao mesmo tempo, não querem abdicar de uma qualidade de imagem superior e de um design atractivo e que valorizam a sustentabilidade dos seus equipamentos.
televisores.
Com um conjunto alargado de características de conectividade e com uma drive de disco rígido de alta capacidade incluída, a Cell TV será um forte impulsionador da estratégia Multi Ecrã da Toshiba, proporcionando aos utilizadores a fácil transferência de conteúdos entre dispositivos com diferentes tamanhos de ecrã pelo simples uso de métodos e conectividade e sincronização “user-friendly”.