Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Profigold quebra barreiras físicas da alta definição com solução HDMI sem fios
2010-01-13

A Videoacústica, distribuidor oficial da Profigold em Portugal, acaba de introduzir no mercado um sistema de transmissão sem fios de sinais de vídeo de alta definição com um preço abaixo dos 500 euros.

O sistema Profigold PROW1232EC possui um emissor de vídeo de alta definição (Full HD 1080p a 24/30fps) com suporte para até quatro fontes de vídeo de alta definição, incluindo duas digitais, com interface HDMI 1.3, e duas analógicas. As interface digitais HDMI transportam áudio multicanal e vídeo digital, enquanto as interfaces analógicas emitem áudio estéreo e vídeo por componentes.

O pacote inclui ainda um comando à distância e um cabo Profigold HDMI 1.3c de alta qualidade com um metro.

O PROW1232EC é capaz de transmitir sinais de vídeo de alta definição provenientes de um leitor de Blu-ray, juntamente com áudio multicanal de alta qualidade, a uma distância de até 20 metros, o que torna realidade instalações até agora difíceis, como vídeoprojectores em locais onde não é possível passar cabos sem obras, ecrãs localizados no exterior da habitação, transmissão de sinal entre salas com paredes pelo meio, etc.

O PROW1232EC oferece uma transmissão com uma latência inferior a um millisegundo. A Profigold também conseguiu aumentar substancialmente o alcance prático do equipamento, tornando-o realmente útil. A empresa garante um alcance de até 20 metros sem obstáculos (LOS – Line Of Sight) ou de dez metros sem que o emissor e receptor estejam visíveis entre si (NLOS – No Line Of Sight). Isto permite pensar em situações em que seja necessário enviar sinal entre diferentes divisões da mesma casa, circunstância que normalmente obrigaria a obras para passar cabos através das paredes.

Finalmente, a Profigold trabalhou também no sentido de reduzir as dimensões dos aparelhos. Quer o emissor, quer o receptor têm um desenho elegante e o receptor é particularmente pequeno, com apenas 18x14x3,9 centímetros. O emissor é apenas um pouco maior (29,5x14,9x4,6 cm), uma vez que tem de acomodar os circuitos para ligação de até quatro fontes de sinal. Contudo, pode ficar escondido pois não tem de estar em linha de visão com o receptor, pelo que a sua dimensão é menos crítica.

O aspecto prático é concluído com o comando à distância, que permite controlar o funcionamento do aparelho e comutar facilmente entre as fontes ligadas ao emissor.

De acordo com a Videoacústica, o sistema completo tem um preço aproximado para o mercado português de 499 euros.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos