Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Portugueses compram menos telemóveis
2009-11-27

O sector de telecomunicações terá um crescimento negativo este ano, com uma variação negativa de quatro por cento, relativamente ao ano anterior. A tendência é revelada num estudo realizado pela GfK, que assinala que o Médio Oriente e a Índia são as únicas regiões do mundo com crescimentos neste sector.

Em 2008, o mercado das telecomunicações apresentava uma tendência positiva de 16 por cento face a 2007. Nesse ano o crescimento foi de 14 por cento e em 2006 de 18 por cento.

Na Europa, os telemóveis e smartphones apresentam uma tendência de crescimento negativa desde Outubro de 2008. O mesmo acontece no mercado português, onde o preço médio está a aumentar. No entanto, desde o início do ano, o preço médio de um smartphone desceu 35 por cento em Portugal.

O maior crescimento está nas características relacionadas com touch, internet, sistema operativo e GPS sendo os smartphones os impulsionadores do mercado. Portugal está abaixo da maioria dos países, mas com margem para crescer.

O uso de telemóveis com a tecnologia touchscreen integrada apresenta uma tendência de crescimento positiva. Na Europa, mais de 15 por cento dos equipamentos vendidos são touch, sendo a França e o Reino Unido os países onde que esta categoria tem um peso maior.

Segundo a GfK, neste mesmo período, os equipamentos com GPS em Portugal (10%) estão claramente abaixo dos principais países europeus, como o Reino Unido (26%), Alemanha (19%), França (17%), Espanha (14%) e Itália (12%). A importância dos equipamentos com GPS na Europa é de 15 por cento no total do mercado e de 96 por cento em smartphones.

De acordo com o estudo GfK, as características relacionadas com a Internet também ganham importância. Comparando com o período homólogo anterior, no segundo trimestre de 2009, o 3G passou de 28 para 33 por cento e o wifi de sete para 14 por cento.

O consumidor de hoje está cada vez “mais online”. Dois terços dos utilizadores de equipamentos móveis acedem a dados através do respectivo equipamento. Destes utilizadores, 60 por cento utilizam a Internet como uma forma de facilitação de serviços, informação, entretenimento e comunicação.

Há também cada vez menos entraves à utilização da Internet móvel. As tarifas estão a evoluir do pagamento ao minuto para modelos fixos e mais acessíveis, a velocidade de ligação aumentou dez vezes e os sites estão cada vez mais preparados para acesso a partir do telemóvel.

Segundo dados recolhidos no Facebook, 65 dos mais de 300 milhões de utilizadores já acederam a este serviço através do telemóvel. Os utilizadores via mobile são 50 por cento mais activos e existem para cima de 180 operadores em mais de 60 países a implementar ou promover o Facebook na sua comunicação comercial.

Em todo o mundo, venderam-se por minuto, em 2007, 1.955 telemóveis, número que passou para 2.274 aparelhos em 2008. Em 2009, estima-se que sejam vendidos 2.173 terminais.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos