As vendas de PC’s na Europa Ocidental totalizaram os 16,7 milhões de unidades, no terceiro trimestre, revelando um ligeiro decréscimo de 0,3 por cento, comparativamente ao mesmo período de 2008, Segundo os dados da Gartner.
Contudo, o terceiro trimestre mostrou um regresso aos padrões de crescimento sazonais, com um aumento sequencial de 30 por cento.
O mercado espelhou diferentes resultados ao longo dos vários países, com os dois maiores mercados, Alemanha e França, a exibirem crescimentos e os mais pequenos, como a Espanha e a Europa do Norte, a espelharem um declínio.
Contudo, a dinâmica do mercado foi similar na maioria dos países, com o segmento profissional a mostrar-se mais fraco e o de consumo mais positivo.
Os mini portáteis foram a força motriz por detrás do crescimento sustentado no mercado de consumo no período em análise. Fornecedores como a Acer e a Samsung ganharam vantagens com o boom destes produtos, gerando vendas significativas através do canal das telecomunicações. “A Samsung está a crescer significativamente no mercado dos PC’s, com um crescimento acumulado de 138 por cento. A presença da sua marca criada pelos seus telemóveis, televisores e outros produtos de electrónica de consumo está a ser aproveitada pelo seu departamento de informática”, nota Ranjit Atwal, analista da Gartner.
O mercado é liderado pela Acer, que cresceu 21,3 por cento em termos homólogos e detém uma quota de 28,3 por cento do mercado. No segundo lugar está a HP, que, com um crescimento de apenas um por cento, foi responsável por 21,5 por cento das unidades vendidas no terceiro trimestre. Na terceira posição, com 6,5 por cento de quota, a Dell continuou a ressentir-se no mercado profissional, caindo 19,7 por cento em termos homólogos. Segundo a consultora, no terceiro trimestre, para além da Acer, os grandes vencedores, a Apple e a Samsung, não figuram no top 5.
De uma maneira geral, os fabricantes permanecem cautelosos, dada a incerteza quanto às condições do mercado. A Gartner espera que o mercado de PC’s na Europa Ocidental cresça no quarto trimestre e alcance uma evolução positiva mais sustentada em 2010.