A edição de 2009 dos prémios European Imaging and Sound Association (EISA) premiou a LG em quatro categorias diferentes com os galardões European Best Value LCD TV 2009-2010 (SL8000), European Best Value Blu-Ray Player 2009-2010 (BD390), European HT System 2009- 2010 (HB954PB) e European Green Mobile Phone 2009-2010 (LG-KM900 Arena).
“Ganhar estes prémios são a prova da liderança da LG no mercado europeu, assim como exemplo da nossa habilidade em criar produtos capazes de responder às necessidades dos consumidores, nomeadamente através da união de tecnologias inteligentes e designs inovadores com estilo”, afirma Frederico Paiva, Marketing Group Director da LG Electronics Portugal.
Os produtos vencedores da LG têm sido elogiados por combinarem um design elegante com uma série de funcionalidades e tecnologias avançadas. O LCD SL8000 é um elogio ao design, cuja cobertura aparenta ser uma única placa de vidro contínua. Na sua condecoração, a EISA referiu-se ao SL8000 como “uma autêntica experiência visual Full HD a um preço acessível,” que “convence os espectadores com as suas cores naturais, um contraste esplêndido e os pretos escuros”.
O leitor Blu-ray LG BD390 transporta os vídeos da Internet e outros conteúdos de entretenimento on-line directamente para a sala de estar com uma conectividade de destacar. De acordo com o painel de júris EISA, o BD390 não só possui um “preço atractivo”, como “cativa pela sua conectividade wireless e pela compatibilidade com todas as interfaces standard (USB, HDMI 1080p, S-Video, YUV) e oferece, ainda, canais de saída analógicos 7.1.”
O LG HB954PB, que também ganhou um Prémio de Inovação no CES 2009, é o primeiro sistema Blu-ray de cinema em casa e oferece uma perceptibilidade única no som e vídeo, permitindo o acesso a conteúdos especiais dos discos Blu-ray e possibilitando o streaming de vídeos do YouTube. O EISA reconheceu o HB954PB como um produto portador de um "design atraente e equilibrado e um som detalhado”, de “fácil instalação”. Este leitor dá, aos utilizadores, a oportunidade de “experimentarem o Blu-ray em alta definição e um som surround para alta qualidade musical e cinematográfica”.
O LG-KM900 ou Arena é o telemóvel premium da LG que reúne um ecrã smart touch revelando um interface do utilizador a três dimensões (o S-Class User Interface). O Arena foi concebido como produto sustentável, desde a sua produção até à sua utilização, energeticamente eficiente e amigo do ambiente. “Receber prémios como o European Green Mobile Phone acrescenta credibilidade ao forte compromisso da LG em fornecer produtos amigos do ambiente, que respeitam objectivos de redução do impacto ambiental, durante o processo de fabrico”, afirma Ruy Conde, director da Divisão das Comunicações Móveis da LG em Portugal.
Este não é o primeiro ano que o EISA reconhece a inovação da LG. A multinacional levou para casa, em 2006 e 2007, três galardões. Este ano, a associação refere-se ao Arena como um produto que “não só se destaca pelo seu aspecto como, também, é o telemóvel mais “verde” do mercado actual.
Os produtos de electrónica de consumo e os telemóveis da LG tornaram-se ubíquos em muitas das maiores lojas europeias. Segundo dados avançados pela empresa, a exportação de televisores plasmas da marca aumentou para 1,67 milhões de unidades entre Abril e Junho, mais de 1,09 milhões a mais que no mesmo período do ano anterior. Nos telemóveis, a LG assistiu a um disparo das suas vendas europeias, que passaram de 3,84 milhões de dispositivos no segundo trimestre de 2008 para mais de cinco milhões no presente ano.
Segundo dados da GfK, citadados pela multinacional coreana, em Portugal, a LG conseguiu posicionar-se em 2009 como a terceira marca de telemóveis, uma conquista para a qual contribuiu o lançamento de terminais touchscreen multimédia, como é o caso do Arena, que resultou num sucesso de vendas. De acordo com a mesma fonte, a LG lidera destacada o negócio dos plasmas, com 41,6 por cento de quota de mercado e reforçou-se na segunda posição no segmento de LCD’s, com um crescimento de 8,4 por cento face ao mesmo período do ano anterior, o equivalente a uma quota de 24,4 por cento. Na área áudio e sistemas em casa, a LG subiu do terceiro para o primeiro lugar do ranking, tendo conquistado 25,2por cento de “market share”.