A Wal-Mart e a Toshiba America Information Systems estabeleceram uma parceria para desenvolver o primeiro portátil isento de substâncias perigosas para o mercado norte-americano.
Segundo a revista DSN Retailing Today, apesar da directiva RoHS, adoptada pelo Parlamento Europeu, e que restringe o uso de determinadas substâncias perigosas no equipamento eléctrico e electrónico, não ser obrigatória nos Estados Unidos, a Wal-Mart está a encorajar os fornecedores de material informático a limitar a quantidade de substâncias perigosas nos seus produtos, incluindo chumbo, cádmio e mercúrio, entre outras.
O computador da Toshiba é o primeiro a resultar desse esforço. O modelo Satellite A55-S1064 inclui um processador Intel Celeron M 380, de 1.6 gigahertzs, 512 megabytes de memória DDR2, disco rígido de 40 gigabytes, ecrã de 15 polegadas com tecnologia TruBrite e drive CD-RW/DVD-ROM.
A Wal-Mart garante que todos os computadores pessoais vendidos nas suas lojas irão de encontro ao standard imposto pela directiva europeia até Julho.