O Google Maps passou a disponibilizar a funcionalidade “A Minha Localização” que detecta e disponibiliza no mapa a localização do utilizador através de um círculo azul.
Para activar esta funcionalidade, os utilizadores têm de clicar no botão que surge no topo superior esquerdo, entre o controlo de zoom e panorâmico do mapa. Até ao momento, esta funcionalidade estava apenas disponível no Google Maps for mobile, mas passa agora a ser possível utilizar esta funcionalidade sem ser no dispositivo móvel.
A opção “A Minha Localização” pode ser uma excelente ferramenta para começar a explorar o local onde está o utilizador ou sempre que estiver numa área menos conhecida. Por exemplo, quando uma pessoa chega a uma cidade que não conhece, a funcionalidade “A Minha Localização” poderá revelar-se bastante útil para visualizar onde se encontra, mesmo que não conheça o nome das ruas.
A primeira vez que um utilizador activar “A Minha Localização”, o navegador irá apresentar uma mensagem de segurança e perguntar se o utilizador pretende partilhar a sua localização no Google Maps. Caso o utilizador recuse, a sua localização não será partilhada e a funcionalidade “A Minha Localização” será desactivada. Caso o permita, o navegador irá procurar determinar a sua localização e, se processo for concluído com sucesso, o Google Maps irá apresentá-lo num mapa através de um círculo azul.
Esta nova funcionalidade está disponível nos navegadores que suportem a funcionalidade de geolocalização. Os actuais navegadores que suportam esta funcionalidade são o Google Chrome 2.0+ (utilizando Gears), o Mozilla FireFox 3.5+ ou qualquer navegador com a última versão do Gears.