A Lexmark continua a apoiar os utilizadores a diminuir o impacto ambiental da sua actividade de impressão, através do lançamento do eco-simulador.
O eco-simulador Lexmark é uma ferramenta originalmente desenvolvida para mostrar às empresas como imprimir com maior responsabilidade e está, desde já, disponível para utilizadores domésticos e pequenas empresas em lexmarkemea.com/central/green_tools/ecosimulatorinkjet/PT/.
A Lexmark’s Life-Cycle Analysis constatou que grande parte da pegada de carbono de uma impressora provém realmente da utilização de papel, em comparação com cerca de dez por cento em termos de energia. Do mesmo modo, a fase de utilização representa a grande maioria da pegada (entre 55 e 68 por cento) de uma impressora multifuncional a jacto de tinta.
Depois de desenvolver um eco-simulador para empresas, a Lexmark decidiu alargar esta ferramenta para os consumidores, para que estes, pensando enquanto indivíduos, possam compreender como os seus próprios hábitos de impressão e uso de papel podem contribuir negativamente para as alterações climáticas, esgotamento de recursos e poluição em geral.
O eco-simulador calcula o impacto ambiental provocado por cada impressão, traduzindo este resultado em termos de aquecimento global e potencial de poluição da camada de ozono, bem como evidencia a quantidade de recursos não renováveis que estão envolvidos no processo.
O eco-simulador, calcula também o impacto ambiental dos hábitos de impressão do consumidor, com base numa análise completa do ciclo de vida (LCA) da sua impressora Lexmark, tendo em conta todas as fases da sua existência, desde a produção até à sua venda. Estes mostram os benefícios dos novos comportamentos de impressão, através de indicadores simples e fáceis de compreender.