Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Portugueses lideram acesso contínuo à Web na Europa
2009-05-14

Três em cada quatro (76%) utilizadores portugueses de Internet estão sempre ligados ou utilizam a Internet mais do que duas vezes por dia. Esta é a conclusão de um estudo realizado pela SurveyShack a pedido da Microsoft, a propósito do lançamento do novo Web browser Internet Explorer 8.

O estudo, que inclui respostas de mais de seis mil utilizadores europeus de Internet oriundos da Bélgica, Dinamarca, Finlândia, Itália, Noruega, Portugal e Suíça, revela ainda que o tempo gasto na Web está a aumentar em Portugal. Quase metade (45%) dos utilizadores portugueses passam entre 30 minutos e duas horas numa sessão normal de Internet e 39 por cento passam entre sete e 15 horas online por semana. Um em cada cinco portugueses passa mesmo mais de cinco horas por dia a navegar. Portugal e Itália lideram no tempo dispendido online. Três quartos dos utilizadores portugueses (76%) e italianos (73%) estão ligados à Web em permanência.

O inquérito conclui também que os utilizadores portugueses da Internet não só estão permanentemente ligados, como são também altamente sociais e utilizam a Internet para contactar amigos e familiares, bem como para aceder a notícias e informação. Mais de um quinto dos utilizadores navega frequentemente em portais de notícias e outros 17 por cento mantêm o contacto com os amigos e familiares através de websites de multimédia social, que são claramente os websites mais visitados.

Estes números comprovam que as pessoas querem explorar mais, mas revelam grande fidelidade aos sítios visitados e limitam-se tipicamente a uma navegação “fechada”, assente em várias áreas de interesse, mas confinada a um número restrito de sites familiares. Quando questionados sobre quanto tempo gastam com notícias e informação, multimédia social, entretenimento, compras, viagens, desporto, jogo, celebridades, moda, gadgets/tecnologia e jogos de computador por semana, a maioria dos portugueses afirmou que gasta, em média, 30 minutos por semana a explorar cada área de interesse.

No entanto, o estudo da SurveyShack refere que Portugal está apenas a tocar na superfície do potencial da Internet. 65 por cento dos utilizadores portugueses visitam apenas seis websites durante uma sessão normal de Internet, deixando por explorar uma larga quantidade de sites disponíveis. O estudo conclui que três quartos (74%) dos utilizadores portugueses inquiridos afirmam que, por cada dez websites que visitam, apenas três são sites que descobrem pela primeira vez, sendo os demais locais que visitam regularmente.

Outra das conclusões indica que os países da Escandinávia, como a Dinamarca, Finlândia e Noruega, são os exploradores mais tímidos da Internet. Cerca de um terço dos dinamarqueses (35%), finlandeses (35%) e noruegueses (32%) apenas exploram um novo website por cada dez que visitam.

As preocupações como as crescentes ameaças à segurança, a exposição a vírus, a quantidade de tempo que demoram a efectuar pesquisas e a falta de conhecimento dos melhores websites a visitar são as razões que explicam a exploração online limitada. Metade dos inquiridos procuram recomendações, quer seja através de um amigo, de uma revista ou de um recurso central, antes de explorarem novos websites.

Os portugueses são os utilizadores mais preocupados com as ameaças à segurança, com um quinto dos inquiridos a citar este medo como maior obstáculo à exploração mais extensiva da Internet.

Os utilizadores de Internet da Bélgica (24%), Finlândia (23%) e Portugal (20%) procuram novos websites sobretudo como distracção do trabalho ou devido a estarem aborrecidos em casa, enquanto que os dinamarqueses precisam de ajuda dos amigos, com mais de um quarto (27%) de utilizadores a procurarem recomendações antes de se aventurarem mais online.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos