O mercado nacional de computadores pessoais cresceu 71,4 por cento no primeiro trimestre, tendo sido comercializadas 537 mil unidades, segundo o relatório "IDC EMEA PC Tracker ".
Este crescimento é muito superior à totalidade do Europa Ocidental, que evoluiu apenas 0,2 por cento no período em análise, e muito baseado no mercado de portáteis, onde foram vendidas 447 mil unidades, o que representa um acréscimo de 89,7 por cento.
Também os desktops apresentam uma retoma no crescimento das vendas, “contrariando-se assim a tendência de queda que se tinha vindo a verificar ao longo do ano de 2008”, explica a consultora. No primeiro trimestre, foram vendidas em Portugal mais de 90 mil unidades de desktops, mais 16 por cento que no período homólogo de 2008.
De acordo com a IDC, neste primeiro trimestre, a JP Sá Couto lidera o mercado nacional de PC’s, com 219 mil unidades vendidas e uma quota de mercado de 40,8 por cento. Esta posição deve-se essencialmente à venda do portátil Magalhães. As vendas da empresa nacional cresceram 1.308,5 por cento.
A segunda posição é ocupada pela HP, que apresentou uma taxa de crescimento de 22 por cento, tendo vendido 100 mil unidades e alcançado uma quota de 18,7 por cento. A Toshiba é terceira, com 73 mil unidades vendidas e uma quota de 13,7 por cento. Neste período, a empresa perdeu quota e apresentou um crescimento negativo de nove por cento, face ao ano anterior. A Inforlândia ocupa a quarta posição, com um crescimento de 440,6 por cento, em virtude do programa e-escolas, tendo vendido 43 mil unidades e alcançado oito por cento de quota de mercado. A Acer, que ocupa a quinta posição, com 29 mil unidades vendidas, apresentou um crescimento de 55,5 por cento.
Se se atender apenas ao mercado dos portáteis, a JP Sá Couto mantém a liderança do mercado nacional no primeiro trimestre, com 47,3 por cento de quota de mercado, e impressiona ainda mais nos números. Graças ao Magalhães, houve um crescimento de 3.311,4 por cento face ao mesmo período de 2008, o que correspondeu a 212 mil unidades vendidas.
Nos desktops, a liderança destacada pertence à HP, com 56 mil unidades comercializadas, mais 68 por cento do que no período homólogo. A empresa detém uma quota de mercado de 62,5 por cento.