A HP acaba de anunciar a nova série de workstations Z, uma reinvenção desta categoria de produto, para oferecer aos clientes melhor desempenho, mais valor e suporte.
As workstations HP Z800, Z600 e Z400 resultam de cerca de 20 inovações na sua concepção, incluindo uma fonte de alimentação de controlo automático, que tira partido dos novos processadores Intel Xeon.
O investimento da HP na nova linha Z é já uma mais-valia para clientes como a Schlumberger, que registou uma melhoria do desempenho na ordem dos 300 a 500 por cento nas suas principais aplicações de engenharia.
As workstations da HP estão a ser utilizadas pelos sectores mais exigentes como os das artes gráficas, emissoras, design CAD, engenharia, medicina, finanças e exploração de gás e petróleo. As empresas podem utilizar as workstations HP para conceber quase tudo, desde ténis até carros de corrida, de personagens animadas até submarinos, e para gerir desde milhões de dólares até ambientes de TI críticos para o negócio.
O design interior da nova linha Z é totalmente modular. Os componentes deslizam facilmente num ambiente sem cabos para uma utilização mais simples. Já o seu exterior encontra-se revestido em alumínio e foi inspirado no design BMW Group Designworks USA.
A HP introduziu ainda a tecnologia HP SkyRoom, uma ferramenta profissional de colaboração visual e uma solução de conferência que preserva o valor da interacção humana. A HP SkyRoom foi construída com base em ferramentas de imagem e impressão pioneiras da empresa. Esta solução permite comunicar em tempo real e oferece uma capacidade de resposta quatro vezes superior a um piscar de olhos. A HP SkyRoom está actualmente a ser testada em versão beta por vários utilizadores em todo o mundo.
As novas workstations Z da HP incorporam os processadores de última geração Intel Xeon 5500 com controladores de memória integrados e tecnologia Intel Turbo Boost. Integram ainda uma nova solução gráfica profissional com áudio de alta definição (HD) e solid-state drives como opção.
A workstation HP Z800 é a mais potente e expansível da série e destina-se aos utilizadores que trabalham com animações 3D, emissão de vídeo, indústria do petróleo e gás e ainda medicina. Tem um revestimento em alumínio e um design interno modular. A HP Z800 quad-core integra a nova tecnologia Intel QuickPath, para um melhor desempenho nas mais variadas aplicações, e um sistema de arrefecimento líquido opcional.
A workstation HP Z600 foi desenhada a pensar no ambiente. É verdadeiramente compacta e oferece aos profissionais das áreas de produção de vídeo, financeira e de design CAD elevados níveis de desempenho. Com um exterior em alumínio e um design interior em módulos, tem capacidade de ser ligada a oito monitores.
A workstation HP Z400 é a melhor workstation do segmento de entrada de gama, integrando um processador Intel com desempenho topo de gama a um preço muito acessível. Ideal para o segmento de edição de vídeo, fotografia, design e engenharia, é a primeira workstation com um único socket, integrando ainda os mais recentes processadores Intel Xeon. A workstation HP Z400 também apresenta um sistema opcional de arrefecimento líquido.
A linha workstation Z da HP inclui uma tecnologia exclusiva de poupança de watts que reduz o consumo energético para menos de um watt em modo “off”. Adicionalmente, a nova linha Z integra fontes de energia 85 por cento mais eficientes, reduzindo o consumo geral e os níveis de aquecimento. A workstation HP Z800 apresenta inclusive uma opção de fonte de alimentação 89 por cento mais eficiente. A série Z da HP encontra-se já patenteada pela ENERGY STAR 5.0, antecedendo os prazos ENERGY STAR agendados para o mês de Julho. As workstations HP são 90 por cento recicláveis e a linha Z foi inclusivamente distinguida pela Electronics Products Environmental Assessment Tool (EPEAT) Gold.