Alenquer desligou esta quinta-feira, dia 12 de Maio, o sinal analógico de televisão e tornou-se o primeiro município português a migrar para a Televisão Digital Terrestre (TDT).
Até ao final do dia 14, a ANACOM terá um centro de atendimento ao público a funcionar no Posto de Turismo de Alenquer, no qual estarão também elementos da Direcção Geral do Consumidor, para esclarecer dúvidas e ajudar a resolver os problemas de quem não tenha feito a migração atempadamente.
82 por cento dos habitantes de Alenquer têm televisão paga e não necessitam de fazer quaisquer alterações para a migração. A TDT implica apenas alterações para quem tem aparelhos de televisão mais antigos, que terão que ser ligados a um descodificador que pode ser adquirido nas lojas de electrodomésticos com preços a partir dos 40 euros. Existe um programa de subsidiação para as famílias mais carenciadas e deficientes com grau de deficiência igual ou superior a 60 por cento, que permite a comparticipação do descodificador até ao valor de 22 euros.
A TDT não obriga ao pagamento de quaisquer encargos mensais para quem quer acesso aos quatro canais de sinal aberto. Também não é necessário subscrever serviços de televisão paga para continuar a ver esses canais.
A 16 de Junho vai ser desligado o retransmissor analógico do Cacém e, até 26 de Abril do próximo ano, todo o país assistirá ao desligamento, passando a existir apenas emissões em sinal digital.