Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Acer quer aumentar o peso de Portugal no negócio ibérico
2009-03-04

A Acer quer aumentar o peso de Portugal no conjunto do negócio ibérico, que actualmente não chega aos dez por cento. A garantia foi dada ontem, dia 3 de Março, por Antonio Papale, Managing Director da Acer Ibérica, que confirmou o objectivo de facturar mais 37 por cento este ano no mercado nacional, para chegar aos 70 milhões de euros, face aos 51 milhões conseguidos em 2008.

Reconhecendo que, durante algum tempo, o mercado português não teve, por parte da empresa, a atenção que merece, tendo em conta o seu potencial, Antonio Papale elogiou a melhoria da performance da operação nacional no contexto global da empresa. Com um crescimento de 34,4 por cento, a Acer é neste momento quarta no mercado nacional de portáteis, com uma quota de 11 por cento, mas ambiciona chegar, já este ano, ao terceiro lugar. Para isso, contribuirá a sua participação no programa e-escolas, onde entrou apenas no Verão passado, o que, no entender dos responsáveis da Acer Ibérica, justifica o seu atraso face à concorrência,.

O reforço da posição no mercado nacional vai ainda passar pelas outras categorias de produto e, no final deste ano, a Acer espera também ser segunda nos desktops e projectores, manter a quarta posição nos monitores e chegar à liderança do mercado de netbooks, uma posição que os responsáveis da Acer afirmam já estar perto. Nesta área, a empresa irá introduzir novos produtos e admite mesmo avançar com uma oferta para o segmento profissional. Outro dos focos será colocado nos desktops e servidores, áreas que não foram prioritárias em 2008 mas onde deverá apresentar novidades brevemente.

Com um modelo de negócio indirecto, para alcançar os seus objectivos no mercado nacional, a Acer Ibérica vai apostar fortemente nos seus parceiros e pretende aumentar o número de distribuidores, estando já a trabalhar com a Tech Data. Estes parceiros vão beneficiar de um novo programa de canal, concebido com base nos seus comentários e sugestões, e que resultou numa maior simplificação e numa melhor divisão estratégica entre o negócio de consumo e o profissional. Ao nível dos parceiros geridos directamente pela Acer Ibérica, 2009 trará melhorias na comunicação com os Acer Points e o novo conceito de Acer Affinity. No seu conjunto, o canal não deverá exceder as 50 entidades, para que a Acer possa proporcionar efectivas mais valias a estes parceiros.

Ao nível do pós-venda, 2009 trará também algumas novidades que ajudarão a consolidar a posição no mercado português. Em Portugal, o serviço técnico é assegurado pela dec care, que está encarregue da assistência ao programa e-escolas, incluindo o call center, e do pós-venda do retalho, mas será reforçado pelo novo centro de assistência técnica que está a ser criado em Barcelona e que entrará em funcionamento já em Junho. Este centro vai servir Portugal e Espanha e permitir um contacto mais directo com os clientes, através de ferramentas Web e SMS.


Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos