Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Pilhas Panasonic Oxyride fornecem energia a um voo tripulado
2006-09-07

As pilhas dry cell Oxyride da Panasonic forneceram, com sucesso, energia a um avião tripulado, criando um marco na história da Aeronáutica Mundial.

A empresa, juntamente com o Instituto de Tecnologia de Tóquio (TIT), tem trabalhado no projecto Voo Tripulado com Dry Cell Oxyride desde Janeiro deste ano. No dia 16 de Julho, um avião com 160 pilhas AA dry cell Oxyride voou 391,4 metros a uma altitude de 5,2 metros no aeroporto de Okegawa, na prefeitura de Saitama, a norte de Tóquio. O avião, com apenas um lugar, pesa 54 quilogramas e tem uma largura de asas de 31 metros. Foi pilotado por um aluno do TIT com 53 quilogramas e esteve no ar durante 59 segundos.

O voo foi presenciado por oficiais da Associação Aeronáutica do Japão (JAA) para, de acordo com as regras da JAA, o registar como record oficial. Pretende-se também o reconhecimento oficial da Federação de Aeronáutica Internacional (FAI), como o primeiro voo tripulado com pilhas dry cell.

A Panasonic embarcou neste projecto, na expectativa de despertar nos jovens o interesse pela ciência e tecnologia. O voo Oxyride percorreu uma distância 259 metros superior ao record estabelecido pelos Irmãos Wright, em 1903, nos Estados Unidos, no primeiro voo tripulado com motor a gasolina. O tempo de 59 segundos, feito pelo voo Oxyride, é exactamente o mesmo que foi feito no record dos Irmãos Wright.

Depois de terminar com êxito a primeira tentativa oficial, os estudantes tentaram um outro voo com 96 baterias apenas para seu próprio record. O avião voou a distância de 269 metros a uma altitude de 2 metros.

A pilha Panasonic Oxyride é o resultado dos progressos conseguidos nos materiais e tecnologia de produção utilizados. Utiliza oxyhydroxide, que liberta uma voltagem inicial superior à das pilhas alcalinas tradicionais, enquanto a tecnologia de vacuum-pouring, propriedade da Panasonic, permite introduzir na pilha uma maior quantidade de electrólitos. Desta forma, a Oxyride fornece mais energia e durante mais tempo. As pilhas Oxyride são recomendadas para aparelhos high-drain que necessitam de muita corrente para fornecer energia como , por exemplo, as câmaras digitais. Os testes efectuados provaram que as Oxyride permitem tirar o dobro das fotografias em comparação com as baterias alcalinas tradicionais.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos