Pacote de ferramentas linguísticas da Priberam já dispõe de suporte para o Acordo Ortográfico
A Priberam, especialista no desenvolvimento de software para o tratamento computacional da língua portuguesa, apresenta a mais recente versão do conhecido pacote de ferramentas linguísticas, o FLiP 7, o primeiro produto para o Microsoft Windows que está totalmente preparado para as alterações propostas pelo Acordo Ortográfico.
Esta nova versão do FLiP inclui ferramentas para o português europeu e o português do Brasil e permite ao utilizador optar em qualquer momento se pretende usar a grafia segundo o novo Acordo Ortográfico ou a grafia pré-Acordo. Na prática, é como se o FLiP 7 incluísse quatro conjuntos de ferramentas para o português, decisão tomada pela Priberam tendo em conta os diferentes calendários de implementação do Acordo Ortográfico e respectivos períodos de transição.
Para facilitar a mudança, o FLiP 7 inclui ainda um conversor de textos para a grafia segundo o Acordo Ortográfico. Este programa é capaz de converter de forma totalmente automática o texto de um livro com duzentas páginas em menos de um minuto num computador de gama média dos actualmente disponíveis no mercado.
Pensando no mercado ibero-americano (o FLiP é editado no Brasil sob a marca Aurélio), o FLiP 7 inclui também pela primeira vez um corrector ortográfico, um corrector sintáctico e estilístico e um conjugador de verbos para o espanhol, desenvolvidos pela Priberam.
Além das novidades relativas ao Acordo Ortográfico, foram feitas várias melhorias nos motores dos correctores ortográficos e sintácticos, permitindo a detecção e correcção de novos tipos de erro, incluídas milhares de novas palavras, quer nos léxicos gerais quer nos dicionários temáticos, e foi criado um novo dicionário de linguagem informal. Também o editor de texto do FLiP 7 apresenta várias melhorias entre as quais a compatibilidade com o formato docx da Microsoft. Um novo sistema de actualização permitirá actualizar automaticamente qualquer módulo do FLiP.
O FLiP 7 tem um preço recomendado de 58,30 euros (+IVA) e já está disponível nas lojas Fnac e do El Corte Inglés e nos sites do Sector Zero e da Wook. O preço indicado é o da licença unitária que passa a poder ser instalada em três computadores para utilização doméstica. A versão de actualização (para quem tem o FLiP 5 ou o FLiP 6) tem um preço recomendado de 40,81 euros (+IVA) e apenas pode ser adquirida através da Internet. Estão também disponíveis multilicenças para o mercado empresarial e licenças de educação com preços especiais para instituições de ensino e entidades formadoras.