Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB
Kaspersky Lab patenteia nova tecnologia para detecção de spam em ficheiros gráficos
2009-02-25

A Kaspersky Lab obteve a patente de uma tecnologia para a detecção de correio não solicitado, que garante a velocidade e o elevado nível de detecção das mensagens não desejadas que contêm elementos gráficos.

A tecnologia da Kaspersky Lab foi desenvolvida para detectar de uma forma eficaz os textos spam nos ficheiros gráficos, sem necessidade de recorrer ao reconhecimento óptico de caracteres. Este método garante, assim, a velocidade da detecção e permite encontrar textos em praticamente todos os idiomas.A base da tecnologia agora patenteada é um método estatístico de probabilidades que analisa tanto a localização e a forma das palavras, como o seu conteúdo. A presença de filtros especiais assegura a estabilidade do sistema face aos elementos que geram “ruído” e a divisão do texto através de marcos e linhas. O uso deste método especial de detecção também permite a detecção das deformações que são frequentes no spam gráfico, como a rotação e a ondulação do texto.

Além de detectar a presença de texto nos ficheiros gráficos, o novo sistema é ainda capaz de determinar se o texto é spam, comparando o seu padrão com o dos identikits de spam armazenados na base de dados anti-spam.

A nova tecnologia da Kaspersky Lab foi criada por Eugene Smirnov.O Serviço Federal de Propriedade Intelectual, Patentes e Marcas Comerciais outorgou a patente no dia 13 de Janeiro. Actualmente, estão a ser analisados, quer nos EUA quer na Rússia, mais de 30 pedidos de patentes da Kaspersky Lab, que englobam diversas tecnologias únicas no seu género, no campo da segurança informática.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos