OKI Printing Solutions assina parceria com universidade de Niigata para desenvolver toner ecológico
A OKI Printing Solutions e a Universidade de Niigata anunciam uma parceria para o desenvolvimento e produção conjuntos de um toner mais responsável para o meio ambiente, composto por partículas biodegradáveis e compostos de biomassa.
O protótipo do toner estará pronto em 2009 e a OKI Printing Solutions planeia lançá-lo no mercado mundial em 2010.
O principal ingrediente do toner biodegradável é uma proteína hidrofóbica como a zeín, uma proteína de prolamina que se encontra no milho, o polisacárido (hidrato de carbono complexo), a quitosana, outro polisacárido que se encontra, por exemplo nas cascas das gambas, ou a celulose. As partículas do toner incluirão, ainda, colorantes e agentes de controlo de carga (electrostática).
Actualmente, o elemento principal dos toners utiliza como líquido revelador de partículas de pó para sistemas de impressão electro-fotográficos, como as impressoras e fotocopiadoras, uma substância plástica feita a partir de recursos naturais, tais como o petróleo e outros combustíveis fósseis. Quando se queimam estes materiais durante o processo de reciclagem, são emitidos gases poluentes tais como o CO e o CO2 que contribuem para o aquecimento global. Além disso, a retirada da tinta do papel durante a reciclagem e o seu branqueamento consome muita energia sendo igualmente uma ameaça ao meio ambiente.