A Vodafone acaba de dar mais um passo nos testes da nova tecnologia HSPA+ ao realizar ligações de dados com a funcionalidade MIMO que vai permitir utilizar a banda larga móvel com uma velocidade máxima teórica de download de 28,8 Mbps.
Estes testes foram realizados pela Vodafone em parceria com as empresas Ericsson, Huawei e Qualcomm Inc., no âmbito do Congresso Anual das Comunicações Móveis.
Recorde-se que, já este ano, a Vodafone tinha testado em Portugal com sucesso a tecnologia HSPA+ 64QAM que permite atingir velocidades de acesso até 21,6 Mbps.
Esta nova evolução da tecnologia de banda larga móvel HSPA+ vai quadruplicar as velocidades actuais de download, melhorando significativamente a experiência dos clientes no acesso à Internet móvel. Com uma velocidade máxima teórica de 28,8 Mbps seria possível efectuar o download de uma música (4MB) em pouco mais de um segundo ou um conteúdo equivalente a um CD (750 MB) em cerca de três minutos e meio.
As características das tecnologias 64QAM e MIMO requerem a utilização de novos equipamentos de banda larga móvel HSPA+. A Vodafone está a trabalhar em conjunto com os fabricantes nas fases de testes e validação destes equipamentos tendo em vista a sua disponibilização comercial.
A tecnologia HSPA+ constitui a próxima fase evolutiva do 3G/3.5G (HSDPA) através da utilização de uma técnica de modulação mais avançada denominada 64QAM, assim como através da utilização de antenas múltiplas tanto nas estações base como nos dispositivos de dados (MIMO).
A Vodafone está agora a ponderar avançar ainda a tecnologia HSPA+ através da investigação da solução Dual Carrier-HSPA que utiliza a agregação de dois canais de rádio adjacentes para melhorar ainda mais a experiência dos clientes.
Actualmente, os clientes de banda larga móvel da Vodafone podem efectuar downloads de dados e navegar na Internet a velocidades até 7,2 Mbps, proporcionando uma experiência na utilização da Internet comparável à da banda larga fixa.