Consolas de jogos são o dispositivo de electrónica de consumo mais comum nas redes domésticas
Apesar de poucos utilizadores de redes domésticas terem ligações permanentes com os seus dispositivos de electrónica de consumo, as consolas de jogos são o equipamento mais comum nestas redes, segundo um estudo da In-Stat.
Contudo, de acordo com a empresa de estudos de mercado, à medida que mais equipamentos de electrónica de consumo com opções de ligação às redes domésticas se tornarem disponíveis, os leitores e gravadores de Blu-ray ganharão primazia.
A In-Stat encontrou alguns obstáculos à criação de redes domésticas com mais dispositivos integrados. As razões principais prendem-se com a falta de conhecimento por parte dos consumidores, a ainda pouca disponibilidade de equipamentos de electrónica de consumo com opções de ligação às redes domésticas nos lineares da distribuiçã, assim como os seus preços ainda pouco convidativos, a concorrência com outros produtos como as docking stations e a fraca percepção de necessidade de alguns consumidores.
Os últimos dados da In-Stat mostram que cerca de 43 por cento dos PC’s com o sistema operativo Windows, presentes nos lares norte-americanos em Junho de 2008, tinham a funcionalidade Media Center, um valor que cresceu 32 por cento desde 2007. O mercado mundial de media servers valia, em 2008, 50 mil milhões de dólares.