ASUS reforça aposta no Green Computing com o lançamento de equipamentos sem halogéneo
No primeiro trimestre de 2009, a ASUS será pioneira na indústria de TI com o lançamento dos processos de fabrico sem halogéneo nos seus produtos.
Entre eles encontram-se motherboards, portáteis, Eee PC’s, monitores LCD, placas gráficas, servidores e telemóveis, como o portátil ASUS -Lamborghini VX5, a motherboard P5Q Deluxe, a placa gráfica EAH3650 Silent, o monitor LCD VK193T, o PDA P565, o servidor Z8PE-D12X e o Eee PC 900A.
A ASUS irá despender esforços para incorporar os processos sem halogéneo, dependendo apenas da disponibilidade de substitutos viáveis e seguros, e investir fortemente em fasear os seus processos em 2009.
Existem dois tipos de halogéneos comunmente utilizados na indústria electrónica, o bromo e o coro. Os revestimentos bromados e clorados são utilizados em larga escala como inibidores de chama, mas, durante os processos de reciclagem, a queima destes resíduos electrónicos gera uma grande quantidade de gases tóxicos corrosivos. Se forem absorvidos pela pele ou através da respiração, estes gases tóxicos irão armazenar-se na gordura do corpo onde ficaram retidos. A longo prazo, estas toxinas são perigosas para o organismo e causam a formação de tumores, cancro e deformações no corpo.
A maioria destes resíduos electrónicos é muitas vezes enviada para países sub-desenvolvidos, onde adultos e crianças necessitadas mexem no lixo à procura de metais valiosos. No entanto, para os obterem, necessitam de queimar os plásticos e os PVC’s onde estão integrados. Quando isto acontece, os gases tóxicos são libertados poluindo o ambiente e ameaçando a vida das pessoas que vivem nas proximidades.