Após um ano do seu lançamento, a marca ZON tem já um nível de notoriedade espontânea de cerca de 86 por cento no mercado Pay TV e de 57 por cento no mercado das ofertas conjuntas de TV+Net+Voz, segundo um estudo de comunicação e imagem realizado pela GfK e citado pela empresa em comunicado de imprensa.
Após um ano de lançamento da nova marca e de uma maior agressividade concorrencial em todos os mercados onde actua, a ZON vê confirmada a sua liderança nos dois segmentos mais significativos. Nas restantes áreas de negócio, a ZON apresenta uma posição de sub-liderança no mercado de Internet, em termos de notoriedade da marca e a uma crescente presença no mercado da f, mercado onde entrou apenas em 2007.
Quanto aos atributos que os clientes consideram que a marca mais valoriza, a ZON distingue-se como uma marca que “Se preocupa com os seus clientes” (71 por cento na área de TV e 66 por cento na de Internet); “Que globalmente presta um serviço de qualidade” (73 por cento na TV e 69 por cento na Internet); que “Possibilita acesso aos canais em várias tomadas” (75%); cujos canais vão ao encontro das necessidades dos clientes (74%) e inovadora e credível (69%)
No segmento de pacotes integrados, 68 por cento dos inquiridos referem a ZON como uma marca credível e 69 por cento como uma empresa que globalmente presta um serviço de qualidade. No caso do serviço de telefone fixo, a ZON lidera em todos os atributos destacando-se o facto de ser considerada uma marca jovem e moderna (73%), que pratica bons preços (60%) e que tem serviços adequados aos seus clientes (66%).
Ainda de acordo com o estudo, na avaliação do potencial da marca, a ZON consegue performances superiores aos seus concorrentes, em todos os segmentos de mercados. Em termos absolutos, é no serviço de Pay TV que a ZON consegue uma melhor avaliação (67%). Esta conclusão é suportada na avaliação de dez parâmetros europeus (qualidade, notoriedade, singularidade, identificação, empatia, confiança, recomendação, lealdade, intenção de utilização e valorização) que medem o indicador BPI (Brand Potential Index).
Recorde-se que a criação e implementação da marca ZON MULTIMÉDIA representou um investimento total de cerca de 1,5 milhões de euros, faseado ao longo dos últimos 12 meses. A campanha de lançamento da nova marca teve início em Março, altura em que se iniciou o “rebranding” das lojas TV Cabo, do vestuário e fardas dos colaboradores e a decoração das viaturas.