Futura directiva europeia sobre a eficiência energética pode pôr em risco a comercialização de plasmas
Segundo noticia a agência Lusa, citando o jornal inglês The Telegraph, a União Europeia está a finalizar uma directiva de protecção ambiental que estabelece a eficiência energética dos equipamentos electrónicos, o que poderá colocar em risco a comercialização de ecrãs de plasma.
A legislação deverá estar aprovada na Primavera e pretende estabelecer padrões mínimos para televisores e impedir que aparelhos que consumam muita energia ou emitam quantidades elevadas dióxido de carbono sejam comercializados no espaço europeu. A proposta prevê, também, que os televisores mais eficientes passem a ser rotulados com um novo sistema de identificação energética, de modo a permitir que os consumidores identifiquem os modelos mais eficientes, à semelhança do que já acontece no sector dos electrodomésticos
Além dos consumos máximos dos televisores, a directiva também estabelece os limites que os equipamentos em standby podem gastar. De acordo com a União Europeia, um televisor de plasma consome mais do dobro de energia que os restantes modelos.