A Televisão Digital Terrestre (TDT) vai arrancar com a fase de testes em Portugal no próximo dia 29 de Abril, segundo anunciou a Portugal Telecom, empresa que ganhou o concurso para operar a TDT.
Entre oito a 12 localidades, no Continente e Ilhas, vão testar o serviço.
No final deste ano, o serviço já vai chegar a 80 por cento da população portuguesa, de acordo com Zeinal Bava, presidente executivo da PT.
A empresa pretende antecipar o fim das emissões analógicas, embora Mário Lino, ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, refira apenas que “algures em 2011”será marcada a data para o “switch off” do analógico para o digital. As previsões apontam que a tecnologia analógica conheça o fim somente em Janeiro de 2012.
Entretanto, foi também anunciada a criação do Forúm TDT, que engloba a Portugal Telecom, a RTP, a SIC e a TVI, com o objectivo de promover informação sobre a TDT. Neste âmbito, foi lançado um site dedicado, em tdt.telecom.pt.
Os operadores de televisão querem receber por parte do Estado incentivos para os investimentos que estão a fazer para a Televisão Digital Terrestre (TDT), em particular a SIC e a TVI. "Os operadores televisivos serão obrigados a transmitir em alta definição, o que implica a continuação de avultados investimentos em equipamento e formação de pessoas. Também aqui deve competir ao Estado apoiar esses investimentos", defendeu Francisco Pinto Balsemão, presidente do conselho de administração da Impresa, na apresentação do Fórum TDT.
Francisco Balsemão alertou ainda o Governo para a necessidade de incentivos para os consumidores, sobretudo os mais desfavorecidos, na aquisição das "set top boxes" necessárias à recepção do sinal digital, como forma de promover a transferência para o digital, descartando a hipótese de esta ser feita pelos operadores.