A Priberam, especialista no desenvolvimento de software para o tratamento computacional da língua portuguesa, disponibilizou gratuitamente um conjunto de novas ferramentas para o Acordo Ortográfico no site do FLiP.
Depois do recente lançamento do FLiP:mac 2, que contou com a presença do Ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro, a empresa colocou agora online novas versões dos correctores ortográficos e sintácticos para o português de Portugal e o português do Brasil com opção para as grafias pré ou pós-Acordo Ortográfico.
O FLiP On-line (www.flip.pt/online) é, já há alguns anos, utilizado diariamente por milhares de pessoas para verificar textos em português de Portugal e português do Brasil. Só durante o ano passado mais de um milhão de pessoas de 173 países/territórios recorreram a este serviço. A partir de agora, além de seleccionarem o português de Portugal ou o português do Brasil, os utilizadores podem ainda especificar se querem utilizar a grafia pré ou pós-Acordo. Na prática, é como se estivessem disponíveis quatrorectores diferentes.
Em simultâneo, a Priberam disponibilizou ainda um conversor para o Acordo Ortográfico,quer para o português de Portugal quer para o português do Brasil (www.flip.pt/conversor).