Samsung lança categoria de televisores LED com alto contraste, design mais elegante e melhor eficiência energética
A Samsung lançou uma nova gama de avançados televisores de alta definição com tecnologia LED no Consumer Electronics Show (CES), que terminou ontem, dia 11 de Janeiro, em Las Vegas, nos Estados Unidos.
As novas séries 8000, 7000 e 6000 são baseadas no sucesso das duas primeiras gerações de modelos LED de alta definição da Samsung. Estes televisores utilizam LED’s como fonte primária de iluminação, em vez das tradicionais lâmpadas fluorescentes de cátodo frio (CCFL). Os benefícios da utilização de LED’s incluem o elevado contraste, a pouca espessura, que possibilita um melhor design, e uma grande poupança de energia. “A Samsung demonstrou que a tecnologia LED é uma escolha viável para os consumidores que desejam a melhor imagem possível num LCD. Os mais recentes televisores LED da Samsung redefinem o padrão de qualidade para a nitidez da imagem, eficiência energética e integração com a decoração do lar”, refere Filipe Carvalheiro, responsável pela área de Electrónica de Consumo da Samsung Electrónica Portuguesa. “
Cada uma das séries de televisores LED de alta definição da Samsung para 2009 apresenta taxas de contraste elevadas e dinâmicas. Comparados com as tradicionais CCFL, os LED’s produzem pretos mais escuros, que parecem mais profundos ao olhar. Os brancos também se mantêm brilhantes com cores vivas. Por exemplo, a funcionalidade Wide Color Enhancer Pro permite que os utilizadores desfrutem de uma paleta de cores mais alargada. O Ultra Clear Panel ajuda a preservar todos os pormenores, mesmo em ambientes muito iluminados e com condições de visualização imperfeitas. Isto é feito graças a uma maior passagem de luz através do ecrã e, consequentemente, da redução de reflexos da luz ambiente. Com um modo Natural adaptável, os televisores de alta definição da Samsung combinam a vantagem do brilho dos LCD’s com a experiência de visualização cinematográfica dos plasmas, através de definições automáticas de optimização da imagem.
Toda a gama de televisores LED de alta definição da Samsung incorpora um número de características que reduzem imperfeições e distorções nas imagens, que tradicionalmente afectam os LCD’s quando apresentam movimentos rápidos. As três séries incluem a reconhecida tecnologia Auto Motion Plus da Samsung. A série 8000 utiliza um “refresh rate” de 200 hertzs, quatro vezes mais que outros televisores, que elimina quase completamente os defeitos de imagens com movimentos rápidos e cheios de acção. As séries 7000 e 6000 utilizam um “refresh rate” de 100 hertzs, que contribui para uma visualização fácil e directa de desporto, videojogos e filmes.
Os televisores LED de alta definição da Samsung podem ser facilmente conectados a uma grande variedade de dispositivos. As portas USB incluídas simplificam a visualização de vídeos e fotos de uma câmara, a reprodução de música de um leitor multimédia e o acesso a ficheiros multimédia de um disco externo portátil.
A utilização de LED’s permite também diminuir ainda mais a espessura dos televisores Samsung. Com pouco mais de 25 milímetros de espessura, os aparelhos mantêm-se elegantes sem diminuir o número de opções de conectividade nem descartar um sintonizador DVB-T/C MPEG4 HDTV. Para complementar o design gracioso, a Samsung criou uma solução de montagem na parede de pouca espessura, reduzindo a distância entre a televisão e a parede para 15 milímetros, menos do que os 100 milímetros de soluções de grande volume.
As séries 8000, 7000 e 6000 da Samsung foram desenhadas de forma a irem ao encontro dos critérios ECO Flower europeus, já que reduzem o consumo de energia a níveis mais baixos. Os LED’s também não têm mercúrio, o que os torna mais amigos do ambiente, comparados com outras restantes tecnologias de retroiluminação disponíveis. O consumo de energia é reduzido em mais de 40 por cento, em comparação com LCD’s de tamanho semelhante. Os televisores LED de alta definição também incluem um modo de poupança de energia optimizada, que ajusta a retroiluminação e a qualidade de imagem enquanto continuam a produzir imagens mais suaves e naturais.