A JP Sá Couto e a Intel apresentaram ontem, dia 8 de Janeiro, o mais novo membro da família Magalhães. A apresentação teve lugar no Oceanário de Lisboa, onde também foi feito um balanço de seis meses de projecto.
Desenvolvido no seguimento da já longa parceria entre ambas as empresas, o novo membro é o primeiro fruto do Memorando de Entendimento assinado entre a JP Sá Couto, a Intel e o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, no final de Novembro passado, e tem lançamento previsto para o início do próximo ano lectivo.
Este novo modelo vem alargar a linha de produtos Magalhães e distingue-se do que já conhecemos, com o qual vai co-existir, em sete pontos principais. Traz consigo uma caneta/rato incorporada, que permite à criança escrever manual e directamente para o computador, dispõe de um ecrã de 10,1 polegadas, disponibiliza uma saída VGA, que permite fazer a ligação do portátil a um monitor de TV, possui uma ranhura interna para ligação 3G/Wimax, terá uma capacidade de armazenagem superior, de 80 a 160 gigabytes, traz consigo software de leitura, que permite que a criança possa usar o portátil em diferentes ambientes de luz, e leitor de cartões 4-em-1.
A família de produto do Magalhães está, assim, a crescer e as diferentes versões vão coexistir. Cada membro da família responderá às especificações e às necessidades das crianças de cada país, dependendo sempre da sua idade, estratégias de aprendizagem e infra-estruturas disponíveis. Segundo a JP Sá Couto, o Projecto Magalhães está aberto a avaliar todos os produtos que enriqueçam a sua oferta, mantendo-se sempre fiel aos pressupostos originais aquando da sua criação.
Seis meses depois do lançamento, o Magalhães já contribuiu com 14,5 milhões de euros para a facturação de 2008 da JP Sá Couto, que se cifrou nos 165 milhões de euros. Para 2009, a emptresa prevê facturar 600 milhões de euros, 400 milhões dos quais da responsabilidade do Magalhães.
A JP Sá Couto está neste momento com capacidade de produção de 150 mil máquinas mensais. A partir de Abril, haverá a capacidade de produção de 250 mil unidades por mês. Estão também previstos 500 colaboradores até ao final de 2009