Os resultados do Barómetro de Telecomunicações da Marktest evidenciam que a facilidade de utilização é a característica mais importante na escolha de um telemóvel.
Os indivíduos com esta opinião são cerca de 2,8 milhões e representam 30,4 por cento do universo em estudo.
A segunda característica mais valorizada é o preço/condições especiais, que é referida por 27,7 por cento dos indivíduos. O design é agora a terceira característica mais apontada, recolhendo 24,4 das opiniões, ao passo que o tamanho/peso é referida por 22,1 por cento dos inquiridos.
Mas, nem todos valorizam da mesma forma estas características principais. As principais diferenças são encontradas entre as idades, podendo mesmo afirmar-se que cada escalão etário revela preferências diferentes. Assim, as crianças entre os 10 e os 14 anos dão maior importância à câmara fotográfica incorporada, referida por 43,7 por cento dos inquiridos nesta faixa etária. Os jovens entre os 15 e os 24, bem como os que têm entre 25 e 34 anos, valorizam, pelo seu lado, o design do aparelho, característica apontada respectivamente por 36,3 e 35,8 por cento dos inquiridos destas idades como a mais importante para a escolha do aparelho. Entre os 35 e os 44 anos, o preço e a facilidade de utilização "empatam" como as características mais importantes na escolha de um telemóvel, razões apontadas por 33 por cento dos inquiridos nesta faixa etária. A facilidade de utilização é a razão dada nos dois grupos etários seguintes, com 41 por cento dos indivíduos entre 45 e 54 anos e 37,5 por cento dos que têm entre 55 e 64 anos refere essa característica.Finalmente, a maioria (52,2%) dos indivíduos com mais de 64 anos confessa não saber responder à questão, enquanto para 27 por cento deles é a facilidade de utilização a característica mais relevante.