Notícias
Destaques
Artigos
Banco de imagens
Parceiros
Guia de Marcas
Newsletter
Quem somos
Contactos

PUB

Blaupunkt produz em Portugal valor recorde de cinco milhões de auto-rádios
2006-08-21

A unidade industrial da Blaupunkt Auto-Rádio Portugal, empresa do grupo Bosch, produziu em Portugal mais de cinco milhões de auto-rádios, em 2005.

Destinados, na sua maioria, à indústria automóvel (4,1 milhões), a venda destes produtos atingiu também um valor recorde, de 456 milhões de euros, assinalando uma subida de 20 por cento face ao ano anterior. A Blaupunkt viu, assim, consolidada a sua presença no mercado, tendo terminado o ano com uma quota de 23 por cento que lhe assegura a segunda posição do mercado.

Em relação às vendas a nível mundial, a Blaupunkt conseguiu um volume de 1,45 mil milhões de euros, mais dez por cento em termos homólogos, assumindo-se como líder de mercado em auto-rádios na Europa.

A fábrica de Braga, um dos maiores empregadores da região e a maior unidade de produção europeia do sector, tem sido o alvo do investimento da empresa em nome da qualidade. No ano passado a Blaupunkt viu esse esforço reconhecido por dois dos seus clientes mais importantes, a General Motors, que a destacou como “Fornecedor do Ano” e a PSA (Peugeot/Citroen) que a considerou ‘benchmark’. Já este ano, a fábrica ganhou um novo cliente, a Audi, que se vem assim juntar a marcas como a Volkswagen, Nissan, Fiat e Seat, entre outras.

“Quando viemos para Portugal, em 1990, viemos pelo trabalho barato, mas acabámos por ficar pela qualidade”, afirma Reinhard Liebethal, director comercial da unidade de Braga, justificando que os colaboradores são um grande pilar da fábrica ao nível do Desenvolvimento e Inovação, sendo a sua formação um dos grandes investimentos. Em 2005, foram investidos perto de um milhão de euros em formação dos colaboradores e 13 milhões de euros em equipamento. No plano de investimento da Blaupunkt para este ano está prevista a aplicação de 16,5 milhões de euros e um aumento em horas de formação. Ao nível da melhoria da qualidade, a empresa pretende alcançar índices de rejeição de apenas 30 devoluções por cada milhão de auto-rádios vendidos.

Banco de imagens

Mercado

L.Branca/PAE

Multimédia

Exclusivos